A equipa da JC Group, sediada em Braga, arrancará já hoje, sábado, a época de 2024 na Rampa da Arrábida, do Campeonato Português de Montanha em Automobilismo, tendo anunciado pretender voltar esta temporada a alcançar os melhores lugares.
A Serra da Arrábida é palco da primeira prova este ano do campeonato nacional, em que a Família Correia irá estar na máxima força, com o líder José Correia e as suas duas filhas, Gabriela Correia e Beatriz, a par de um quarto elemento, Carlos Gonçalves.
José Correia, o responsável pela JC Racing Team, afirmou a O MINHO que “os nossos objetivos são terminar o primeiro fim de semana do ano, aqui na Arrábida nos primeiros lugares das respetivas categorias e melhorar o desempenho no campeonato”.
Na 33.ª Rampa da Arrábida, a JC Group Racing Team tem sido protagonista de bons resultados, nas últimas épocas, desde que a clássica prova foi retomada e este ano “também temos vontade de manter-se no topo da competição”, salientou José Correia.
Com quatro carros inscritos nesta prova, a estrutura bracarense encara o primeiro desafio de 2024 de olhos postos nos primeiros lugares, segundo os propósitos anunciados pela equipa, que concorre também no campeonato de velocidade, até no estrangeiro.
José Correia, que estará ao volante do Norma FC 20, com que irá lutar pela vitória à classificação geral, olha para esta primeira prova “com muita expetativa”, tendo em conta “o bom ritmo evidenciado no final da época de 2023 por toda a nossa equipa”.
“Encaramos esta época com objetivo de lutar pelas vitórias, sendo que já na última prova do ano passado tivemos uma boa época e a performance do carro foi boa, pelo que esperamos ter uma boa base para começar bem o ano”, referiu José Correia.
“Quanto à nossa equipa, encaramos esta primeira jornada com ambição, com quatro carros inscritos e com vontade de lutar pelas melhores posições”, disse José Correia, salientando “colocarmos sempre desportivismo e segurança em primeiro lugar”.
Gabriela Correia, ao volante do seu Mercedes AMG GT4, aponta para a vitória na competitiva categoria GT, enfrentando uma ‘armada’ de Porsche 991 GT3 Cup, que é aquilo que se avizinha para esta temporada na sua categoria de escalão competitivo.
“No ano de 2023 tivemos uma época de altos e baixos, mas vamos usar toda a experiência acumulada para dar mais um passo em frente ao nível da performance, pois sabemos que podemos ser competitivos e lutar pela vitória”, segundo Gabriela Correia.
“Este é o arranque de uma época preenchida, mas estou muito entusiasmada com o que está para vir e quero começar com o pé direito”, disse a O MINHO a piloto bracarense, que tendo começado na montanha, também aposta nas provas de velocidade.
Beatriz Correia, que é a mais nova do Clã Correia, após algumas participações pontuais na época de 2023, será este ano uma presença regular já neste Campeonato Português de Montanha, novamente ao volante do Cupra TCR, da categoria Turismo 2.
Ainda a ganhar experiência nesta competição, a piloto encara esta primeira jornada “com a mente aberta e muita vontade de continuar a minha evolução”, depois de tal como a sua irmã, Gabriela, ter começado no karting a sua carreira no automobilismo.
“O objetivo é continuar o meu percurso, ainda tenho muito a aprender, vou aproveitar cada subida para ganhar experiência e confiança, com experiência no carro, quero dar passos sustentados e fazer uma prova sólida, sem erros”, disse Beatriz Correia.
Carlos Gonçalves vai correr no Mitsubishi Lancer Evo X, categoria Turismo 1), apontando aos primeiros lugares no primeiro desafio do ano, que “cujo objetivo está bem definido para esta temporada: ficar em primeiro em todas as provas e na categoria”.
“Vamos focar-nos em cada prova, tentando fazer o melhor possível, sempre almejando o melhor resultado possível, vai ser o primeiro contacto com o carro este ano, mas estou motivado e entusiasmado”, como salientou Carlos Gonçalves a O MINHO.
A 33.ª Rampa da Arrábida apresenta um traçado de três quilómetros e meio de comprimento, uma inclinação média de 6,2% e um desnível de 185 metros, sendo que como habitualmente, os pilotos terão de enfrentar seis subidas: no sábado, duas subidas de treinos (hora prevista às 13:00 e 14:30), com a primeira subida oficial a encerrar o dia, com hora agendada para às 16 horas.
Já no domingo será a terceira subida de treinos (11:30) e as duas derradeiras subidas oficiais (hora prevista às 13:30 e 15:00).