A moda dos podcasts em vídeo esta instalada em Portugal, depois do sucesso atingido um pouco por todo o mundo. E o clero português não fica para trás.
Um dos exemplos é o bem conhecido padre Ricardo Esteves, de Valença, que se juntou a Óscar Romero (irmão da apresentadora Merche Romero), e protagoniza, desde o início deste ano, o podcast “Anjos e Demónios”, exibido no Instagram.
Nesse programa, o ‘padre motard’ tenta dar uma perspetiva religiosa dos assuntos que são debatidos, sempre com bom humor e muita cordialidade. O programa também é transmitido com apoio de um profissional de linguagem gestual, para chegar a todos os públicos.
Ver esta publicação no Instagram
Outro elemento do clero minhoto que, estes dias, se tornou protagonista dos ‘videocasts’, é o padre Guilherme, de Guimarães e a exercer na Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Conhecido pelas sessões de DJ, onde ‘toca’ músicas de House e, mais recentemente, também Techno, participou no podcast “Podroast”, do humorista Alexandre Santos (autor do filme da Gunada) e do YouTuber Cardoso.
Em entrevista, o padre DJ acaba por revelar um pouco da infância e de como entrou para o seminário, mas o foco foi mesmo a música que passa, que deixou os apresentadores do programa rendidos.
Guilherme chamou ainda a atenção para a questão da ‘castração’ da criatividade dos padres que tentam fazer algo diferente, muito por causa da reação dos crentes. Confessou que tem de ligar ao arcebispo para poder confirmar as presenças, mas admitiu que lhe foi sempre dada liberdade. “Um padre não é um santo, porque santo só Deus. Mas toda a gente espera que o padre seja perfeito, mas não é”, reforçou.