O Estabelecimento Prisional de Guimarães (EPG) inaugurou, na passada sexta-feira, o novo piso sintético do recinto desportivo, num evento marcado por um simbólico jogo de futsal entre padres da Arquidiocese de Braga e reclusos, que uniu desporto, inclusão e reintegração.
Segundo a Agência Ecclesia, a iniciativa teve como objetivo “não só apresentar as melhorias nas infraestruturas desportivas do EPG, mas também promover valores de inclusão, ressocialização e bem-estar entre a população reclusa”, como destaca o site da Arquidiocese de Braga.
O novo piso representa um investimento significativo nas condições de prática desportiva, proporcionando um espaço mais adequado e seguro para a realização de atividades físicas, tão importantes para o equilíbrio físico e emocional dos reclusos.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do diretor geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Orlando Carvalho, da vereadora da Ação Social de Guimarães, Paula Oliveira, e dos representantes da empresa DST (Domingos da Silva Teixeira), Joaquim Teixeira e Bruno Soares, cuja responsabilidade social permitiu concretizar esta obra.
Também o arcebispo de Braga, José Cordeiro, marcou presença, tendo abençoado as instalações desportivas, num gesto que sublinhou o espírito de proximidade da Igreja junto dos mais marginalizados.
O jogo de futsal decorreu, segundo a Arquidiocese, “num ambiente de grande entusiasmo e fair play”, oferecendo momentos de desporto e lazer que quebraram a rotina do ambiente prisional e fomentaram a interação positiva entre padres e reclusos.