O padre Tobias Álvares da Silva, de 99 anos, é o mais velho sacerdote católico em exercício no mundo e continua a servir a paróquia de Pedralva, em Braga, onde está desde 1951. Natural de Vermil, em Guimarães, foi ordenado em 09 de julho de 1950, tendo tomado posse na paróquia que o acolhe há mais de sete décadas apenas um ano depois, a 16 de setembro de 1951.
A sua longevidade pastoral foi recentemente destacada numa reportagem do canal Now, que confirmou que, entre os cerca de 55 padres com mais de 85 anos ainda no ativo em Portugal, Tobias é não só o mais velho — com quase 100 anos — como também o mais antigo em funções a nível mundial. “É o grande avô desta comunidade”, afirmou o arcebispo de Braga, José Cordeiro, durante a missa comemorativa dos 75 anos de sacerdócio do pároco, celebrada no passado mês.
Apesar da sua idade avançada, o padre Tobias mantém-se firme nas suas funções religiosas, mas nem isso o poupou a um episódio violento ocorrido em agosto de 2022, quando foi assaltado em plena Casa Paroquial por um homem de cerca de 55 anos.
Como O MINHO noticiou na altura, o assaltante apareceu a meio da manhã, tentando vender-lhe um faqueiro. Perante a recusa do sacerdote, roubou-lhe de forma brusca a carteira com cerca de 400 euros, provocando-lhe uma queda.
“Estava a tentar recompor-me do susto quando recebi a notícia da GNR da Póvoa de Lanhoso de que já o tinham apanhado — e com o dinheiro escondido nas meias”, contou o padre à altura a O MINHO. A rápida intervenção das autoridades permitiu deter o suspeito, que foi posteriormente apresentado a tribunal.