O padre José Antunes é o sucessor do atual bispo auxiliar do Porto, Roberto Rosmaninho, na liderança da direção da União Distrital das IPSS de Braga, resultado de eleições para os órgãos sociais onde se apresentou com lista única.
Segundo a UDIPSS, a lista do padre José Antunes, que venceu as eleições para o quadriénio 2023-2027, obteve 89% dos votos, havendo ainda um voto nulo e seis brancos.
José Antunes é acompanhado na direção por Jorge Pereira (vice-presidente), Luís Carlos da Fonseca (tesoureiro), Carlos Abreu (secretário) e Carla Sofia Ribeiro Faria (vogal).
Em junho deste ano, e após nomeação de Roberto Rosmarinho Mariz para Bispo Auxiliar do Porto, Jorge Pereira, do Centro Social Vale do Homem, havia tomado posse temporariamente como presidente da UDIPSS Braga.
Para o agora eleito presidente, José Antunes, “é uma enorme responsabilidade assumir este lugar e tenho como objetivo central honrar quem em mim confiou”.
“Trabalharemos com competência, dedicação e afinco, adjetivos que têm, até agora, caracterizado as presidências anteriores”, prometeu.
Para o novo responsável, o “programa de candidatura aos Órgãos Sociais da UDIPSS é exigente mas queremos claramente cumpri-lo”.
Pretende “continuar a apostar na formação e capacitação, a estimular a inovação social, a promover novas oportunidades de financiamento, protegendo e defendendo o setor Social e Solidário e os seus dirigentes”.
Reforça, ainda que pretende “auscultar, estudar, debater, consensualizar e propor soluções, que sejam inovadoras e diferenciadoras para as Resposta Sociais existentes, indo ao encontro das reais necessidades dos utentes e suas famílias, assim como pugnar pelo alcance de métricas de sustentabilidade das nossas Instituições”.
“A nossa equipa está deveras motivada para alcançar a liderança no combate ao estigma das demências e da saúde mental no nosso distrito”, acrescenta.
José Antunes quer encabeçar na revindicação do “trabalho digno, salário justo” e conciliação da vida profissional e familiar” dos colaboradores do Setor Social e Solidário, bem como outras medidas que quer defender.
Por sua vez, o vice-presidente da direção, Jorge Pereira, afirma que “estes últimos 5 meses foram enriquecedores para um maior conhecimento da realidade da UDIPSS Braga”.
“Agradeço, desde já, publicamente ao D. Roberto Rosmarinho Mariz por me ter confiado a presidência da UDIPSS Braga para conclusão deste mandato que muito me honrou, a mim e à minha equipa. Aceitei agora o desafio de me manter na vice-presidência porque acredito profundamente nas potencialidades desta União Distrital e no trabalho que podemos desenvolver para acrescentarmos valor ao setor social e solidário”, concluiu o arquiteto de Vila Verde.
A tomada de posse está marcada para o próximo dia 21 de outubro, pelas 11:00, na sede da UDIPSS Braga.