Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Padre de Vila do Conde recusa fazer funeral de idosa por não pagar côngrua

Aqui perto

em

Foto: Ilustrativa / DR

O padre de Guilhabreu, em Vila do Conde, recusou-se fazer o funeral de uma idosa, Maria da Conceição Maia, falecida no passado dia 13 de maio, alegando que a família não pagava a côngrua.

Contudo, de acordo com o Jornal de Notícias (JN), um diferendo com o genro da falecida, há mais de 50 anos, poderá estar na base da recusa.

A família tentou pagar o funeral de Conceição, que era devota de Senhora de Fátima e coincidentemente morreu no dia 13 de maio, e pediu até que pudesse ser outro padre a fazer o funeral. Tudo recusado pelo pároco de 92 anos, naquela paróquia há 59.

“O genro e a filha não pagam os direitos paroquiais e não estão nada ligados à igreja. Além disso, o sr. não respeita a vizinhança da igreja. Tem um terreno aqui mesmo, todo maltratado e com umas cruzes e uns sinais estranhos”, disse, em declarações ao JN, o padre Carlos Duarte.

A diocese já recebeu a exposição da família e está a averiguar o caso. Àquele jornal, o padre Jorge Duarte, da Diocese do Porto, diz que a recusa de um funeral pelo não pagamento é “desproporcional e que a côngrua “é uma indicação” e “não é obrigatória”.

Populares