Seguir o O MINHO

Caminha

Paddle, kayak e bicicleta animam fim de semana em Caminha

Atividades gratuitas

em

Foto: Divulgação

Caminha vai promover no fim de semana a iniciativa “experiências BlueWays”, que inclui a prática de paddle, kayak ou de pedalar entre Caminha e Vila Praia de Âncora, informou a Câmara local.

Segundo o município, a participação naquelas atividades é gratuita, mas é necessária inscrição prévia.

O programa prevê a descida do rio Coura em kayak, que deverá ter início pelas 10:00, enquanto a experiência em SUP (Paddle) decorrerá a partir das 15:00.

O “Blueways” é um projeto é liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e tem como objetivo o “desenvolvimento e promoção sustentável de uma rede de percursos azuis inseridos em espaços de conservação da natureza presentes no Alto Minho.

Anúncio

Caminha

Câmara de Caminha quer aprovar 200 mil euros de apoios escolares

Ano letivo de 2019/2020

em

Foto: DR / Arquivo

A maioria socialista na Câmara de Caminha vai propor a aprovação, na segunda-feira, em reunião ordinária do executivo, vários contratos no valor de 200 mil euros de apoio à educação, no ano letivo de 2019/2020.

Em comunicado, hoje, o município liderado pelo socialista Miguel Alves adiantou que os “contratos interadministrativos, protocolos e um subsídio” que serão submetidos à apreciação do executivo municipal prendem-se com a rede de transportes escolares, atividades de apoio à família e refeições.

Aqueles apoios, acrescentou a autarquia do distrito de Viana do Castelo, integra-se na “descentralização de competências e busca de parcerias”.

A reunião, decorrerá pelas 15:00, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Na nota hoje enviada à imprensa, o município destacou que “o investimento em transportes escolares, ultrapassa os 110 mil euros, e abrange os ensinos pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário”.

“A Câmara também procede, por outros meios ao transporte escolar, buscando ao mesmo tempo parcerias noutras entidades, como é o caso, e descentralizando competências previstas na lei”, especifica.

Desde “o ano letivo de 2015/2016, os alunos do ensino secundário do concelho de Caminha também têm acesso a transporte escolar gratuito”, frisou, referindo que são “alunos do ensino secundário que frequentam a escola básica e secundária Sidónio Pais e estabelecimentos de ensino de fora do concelho”.

Continuar a ler

Caminha

Caminha paga reforço de policiamento para travar “vandalismo”

Município justifica “atos de vandalismo” com “acréscimo invulgar” do número de turistas, com especial incidência no centro histórico e em Moledo

em

Foto: DR/Arquivo

A Câmara de Caminha vai suportar os custos de um reforço de policiamento para fazer face a “atos de vandalismo” que têm ocorrido no centro histórico da vila, informou hoje a autarquia.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, não especificou o montante a investir naquele reforço por se tratar de “um valor evolutivo caso seja necessário tomar mais alguma medida”.

“Durante o verão, juntando policiamento especial por causa de eventos, regulação e segurança pública, a Câmara vai investir este ano mais de 60 mil euros do orçamento municipal. Face à nossa situação, é um esforço considerável”, especificou o autarca socialista referindo-se ao plano de recuperação financeira municipal, previsto na lei n.º 53/2014, que a autarquia vai apresentar até final de outubro para resolver o “caos” que o PS diz ter herdado do anterior executivo do PSD.

O município justificou os “atos de vandalismo” com o “acréscimo invulgar” do número de turistas no concelho que, de acordo com números da autarquia, “cresceu 87% nos últimos cinco anos sem que tivesse havido acréscimo significativo do número de efetivos policiais”.

A “posição de força” de reforço do policiamento foi tomada na sequência de “diversos relatos”, que a autarquia disse ter recebido nos últimos dias, de “atos de vandalismo no espaço público, especialmente durante a noite, com especial incidência no centro histórico de Caminha e em Moledo”.

“Sabendo-se do extremar da situação na última semana e perante a ausência de soluções, a Câmara de Caminha, apesar de não se tratar de uma competência municipal, decidiu assumir o encargo financeiro com a contratação de serviços de policiamento da Guarda Nacional Republicana (GNR), de modo a reforçar o patrulhamento e manutenção da ordem pública até ao final do mês de agosto”.

A Câmara de Caminha adiantou que “irá apresentar uma exposição sobre a situação junto do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana e do Ministério da Administração Interna, solicitando um reforço policial adequado e proporcional ao crescimento do número de turistas no concelho de Caminha nos últimos anos”.

A autarquia acrescentou estar “em permanente contacto com as forças policiais de modo a acompanhar e a minimizar o impacto” daqueles casos.

“O vandalismo denunciado põe em causa a ordem pública e a segurança de pessoas e bens, e estará relacionado com o acréscimo inusual de pessoas no concelho de Caminha nestes últimos 15 dias e com a exponenciação do consumo de bebidas alcoólicas no exterior dos estabelecimentos noturnos”, sustenta na nota enviada à imprensa.

Continuar a ler

Alto Minho

Em Vila Praia de Âncora, o mar está em festa e a sardinha é “rainha”

Festa do Mar e da Sardinha

em

Foto: Divulgação

Os sabores do mar, com destaque para a sardinha da alvorada, são o tema de uma festa gastronómica em Vila Praia de Âncora, Caminha, para visitar até ao próximo domingo, dia 01 de setembro. A Festa do Mar e da Sardinha tem como espaço principal a Tenda do Mar, no Campo do Castelo, mas estende-se a vários restaurantes aderentes que, por estes dias, incluem nas suas ementas pratos especiais ligados à temática do mar.

O prato principal é a sardinha assada, mas há mais, como o arroz de sardinha e a petinga. Para entradas, destaque para o mexilhão ao vapor e o fígado de bacalhau fumado.

O atum vermelho ou bacalhau à Âncora Mar são outros sabores do mar à disposição dos amantes de peixe.

A petinga doce, especialidade da doçaria do concelho de Caminha, é alternativa na sobremesa.

Organizada pelo Âncora Praia Futebol Clube e da Câmara Municipal de Caminha, à Festa do Mar e da Sardinha associam-se vários restaurantes, conforme apresentado no site da autarquia.

FESTA DO MAR E DA SARDINHA

Foto: Divulgação

23 de agosto a 01 de setembro
SARDINHA DE ALVORADA

Restaurantes Aderentes

Âncora Mar
Rua Cândido dos Reis, 14
4910-460 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 911 183

Âncora Parque
Largo Dr. Luís Ramos Pereira, 32
4910 -547 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 912 664

Camarão
Avenida Forte do Cão, 497
4910-012 Âncora
Tel. 965 704 489

Fonte Nova
Rua Miguel Bombarda, 20
4910-524 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 911 191

Fortaleza
Avenida Dr. Luís Ramos Pereira, 81
4910-547 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 915 276

Foz do Âncora – Casa dos Caracóis
Rua 13 de Fevereiro, 36
4910-454 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 099 105

Meira
Rua 5 de outubro, 56
4910-386 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 911 111

O Farol do Portinho
Rua Laureano Brito, 90
4910-519 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 911 542

O Farol do Portinho – Churrasqueira
Rua Laureano Brito,
4910-519 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 100 013

Vitória Mar
Avenida Dr. Luís Ramos Pereira, 100
4910-547 Vila Praia de Âncora
Tel. 258 405 109

Continuar a ler

Populares