Pacheco Pereira expõe documentos raros em Viana

História

O Arquivo EPHEMERA, de José Pacheco Pereira, estará em exposição em Viana do Castelo, durante o mês de outubro pela mão do núcleo daquele arquivo de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal.

Será assim possível ver um conjunto de materiais raros, partindo dos materiais das censuras materiais do Arquivo EPHEMERA, e de outros cedidos por particulares vianenses, familiares de opositores ao Estado Novo.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO 

“Proibido por Inconveniente” estará patente no espaço dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, diariamente, das 10 às 17 horas.

A inauguração será esta quarta-feira, pelas 18 horas, com a presença de José Pacheco Pereira.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Nos dias 08 e 22 de outubro, às 11 horas, serão organizadas visitas guiadas por voluntários do EPHEMERA para o público em geral, mediante inscrição prévia, para grupos de 25 pessoas.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO 

As escolas poderão agendar visitas guiadas, para todos os ciclos, em datas a marcar, com a duração de cerca de uma hora, limitadas a uma turma por sessão.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Aquando da inauguração da exposição, os filhos do Dr. Ribeiro da Silva, advogado oposicionista vianense, farão entrega ao Arquivo Municipal, de parte do seu espólio documental, constituído por cartas, folhetos políticos, textos políticos, apontamentos de reuniões partidárias e de associações cooperativas, processos judiciais de opositores, assim como textos publicados pela sua mulher, assinados como Rosa Gomes de Castro, em diferentes periódicos.

A curadoria da exposição é da responsabilidade de Carlos Simões e de Júlia Leitão de Barros, com o apoio na montagem de Carlos Vieira.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

“SLB, filhos da p***, SLB” entoado no estádio vale multa de 429 euros ao Vitória

Próximo Artigo

Duas mulheres feridas em despiste seguido de capotamento em Fafe

Artigos Relacionados
x