Um objeto voador não identificado (OVNI) foi avistado por um astrofotógrafo em Gandra, Esposende, no último domingo, cerca das 20:00.
“O estranho objeto voador foi filmado durante um minuto, sempre com uma forma indescritível, num estado de céu completamente limpo, dando a perceber as suas evoluções sobre si próprio, talvez devido às correntes atmosféricas naquele momento”, refere o Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais (CIFA), que está a investigar o avistamento.
O CIF espera “para breve mais pormenores que ajudem a clarificar a bizarra ocorrência, encontrando uma explicação plausível e racionalmente justificada”, refere Vítor Moreira, presidente daquela entidade.
O CIFA pede a quem tenha presenciado o acontecimento que contacte a entidade através do seu site ou e-mail: [email protected] .
CIFA está legalizado desde 2021
O CIFA está legalizado oficialmente desde 14 de julho de 2021, em Vila do Conde, e tem o seu site (cifa.pt) como divulgação do seu trabalho.
Possui mais de 20 elementos operacionais nacionais associados na sua atividade, “estando a incrementar uma equipa pluridisciplinar no trabalho de intervenção no terreno”.
A entidade não vai andar atrás de luzes no céu mas sim “de procurar indícios relevantes de estudo nos casos designados de perto e/ou com evidências constatadas no solo de um eventual fenómeno extraordinário”, reforça.
Nos dias de hoje não se coloca a questão da existência dos designados Fenómenos Aéreos (OVNIs), “mas sim se a sua tecnologia e procedência exige ou não uma intervenção mais cuidada a nível governamental no âmbito de salvaguarda do espaço aéreo contra a respetiva violação de fenómenos aeroespaciais desconhecidos”, conclui o CIFA.
Com Fernando André Silva