A 13.ª etapa da Volta a França em bicicleta, que foi uma ‘cronoescalada’, contou com um momento insólito com a música “A Cabritinha” de Quim Barreiros, na tarde desta sexta-feira.
Durante a transmissão televisiva mundial que, em Portugal, é assegurada pela Eurosport e RTP2, ouviu-se a popular canção do músico natural de Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha.
A situação ocorreu em plena subida, quando passava o ciclista britânico Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), e ouviram-se algumas palavras de incentivo em ‘bom português’ e “A Cabritinha”.
“Incrível, Quim Barreiros na Volta a França”, disse o comentador Luís Piçarra durante a transmissão portuguesa da Eurosport.
Este é um dos eventos desportivos mais populares do mundo, sendo que dados oficiais apontam que, só na Europa, o Tour de France foi visto por cerca de 150 milhões de espectadores em 2024.
Tadej Pogacar reforça liderança
Tadej Pogacar (UAE Emirates) reforçou a liderança da Volta a França, ao vencer a ‘cronoescalada’ da 13.ª etapa, somando o quarto triunfo na 112.ª edição, à frente de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike).
O esloveno cumpriu os 10,9 quilómetros entre Loudenvielle e o alto de Peyragudes em exatos 23 minutos, deixando o dinamarquês a 36 segundos e o seu compatriota Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe) a 01.20 minutos.
Com a vitória de hoje, a sua quarta nesta edição e 21.ª na prova, Pogacar consolidou a amarela, liderando a geral com 04.07 minutos de vantagem sobre Vingegaard e já 07.24 sobre o campeão mundial e olímpico de contrarrelógio, o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step, que foi ‘dobrado’ pelo ciclista da Visma-Lease a Bike e foi ‘apenas’ 12.º, a 02.39.
No sábado, a 14.ª etapa encerra o tríptico nos Pirenéus, com uma ligação de 182,6 quilómetros entre Pau e a contagem de categoria especial de Luchon Superbagnères, que culmina uma jornada com subidas ao Tourmalet, Col d’Aspin e Peyresourde.