Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ourives de Viana colabourou na criação de relógios Swatch de Joana Vasconcelos

em

Joana Vasconcelos, artista portuguesa, contou com a colaboração do ourives de Viana do Castelo, Manuel Freitas, criador dos brincos em filigrana de Amália, para a sua criação de relógios para a marca Swatch.

“Quando cheguei ao pé do Sr. Freitas e disse o que queria ele virou-se para mim e disse: ‘Você desta vez é que ficou mesmo maluca'”, afirmou a artista plástica.

A nova criação, limitada a 999 peças, tem bracelete em borracha preta e um mostrador dourado, que se destaca por ser em filigrana.

Para além do desenho de Joana Vasconcelos e da minha colaboração técnica , há que sublinhar que a filigrana foi feita…

Posted by Manuel Freitas on Segunda-feira, 26 de Outubro de 2015

 

Esta é a primeira vez que um artista português cria um relógio para a Swatch. Joana Vasconcelos confessou que apesar do nome, nem tudo foi fácil e existiram momentos em que não se sabia se era para avançar.

“A minha ideia foi fazer um Swatch que estivesse ligado à tradição, a Portugal, que tivesse duas matérias muito diferentes, o metal e o plástico, o passado e o futuro, a tradição e a contemporaneidade”, refere a artista ao Dinheiro Vivo.

Esta criação juntou o trabalho artesanal e industrial. De um lado estavam os artesãos, responsáveis pelo trabalho manual de cada mostrador dourado e do outro a Swatch, com um modo de trabalho mais industrial.

Carlo Giordanetti referiu que a edição de relógios LooksEasy é um projeto que orgulha toda a equipa Swatch.

Foi a primeira vez que um relógio da marca foi montado manualmente, por isso, não existem dois relógios iguais.

O relógio é vendido numa caixa de veludo preta com forro dourado e com uma abertura circular de forma a apreciar o mostrador e estará disponível em Portugal a partir de 12 de novembro, por 265 euros.

EM FOCO

Populares