Seguir o O MINHO

País

Os números do Euromilhões

em

Foto: O MINHO

É esta a chave do sorteio do Euromilhões desta sexta-feira, 04 de outubro: 6, 9, 35, 41 e 44 (números) e 6 e 9 (estrelas).

Em jogo para o primeiro prémio está um valor de 190 milhões de euros.

Anúncio

País

João Galamba recebido com protestos contra lítio em Boticas e não faz visita prevista

em

Protesto anti-minas de lítio em Covas de Barroso (Arquivo). Foto: Facebook de Sim à Vida, não à mina

O secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, foi, esta segunda-feira, recebido em Boticas por populares em protesto contra a exploração do lítio, acabando por não visitar o Centro de Informação de Covas do Barroso, tal como previsto.

Depois de um encontro na Câmara Municipal de Boticas, o governante seguiu para uma visita ao Centro de Informação de Covas do Barroso, distrito de Vila Real, que acabou por não acontecer devido ao protesto de dezenas de populares que, empunhando cartazes, gritavam “Não à Mina, Sim à Vida”.

Depois de o carro ter sido cercado pelos manifestantes, João Galamba voltou para trás, tendo regressado mais tarde já com a presença da GNR no local, mas, mesmo assim, acabou por não fazer a visita.

Continuar a ler

País

Faculdade de Medicina do Porto presta homenagem aos doadores do corpo à ciência

Universidade do Porto

em

Foto: Divulgação

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em parceria com a Câmara do Porto, realiza na quarta-feira, pelas 15:00, no Serenarium do Cemitério de Agramonte, uma cerimónia de homenagem a todos aqueles que entregaram o corpo à ciência.

“A doação é um ato de generosidade e filantropismo. Contribui para formar melhores médicos, com conhecimentos mais sólidos e de maior humanismo e, portanto, mais aptos a tratar dos vivos”, explica Dulce Madeira, coordenadora da Unidade de Anatomia, citada em comunicado.

Em 2018, foram 513 as intenções de doação cadavérica que entraram na Faculdade de Medicina, o dobro das registadas em 2017 e o quíntuplo das registadas em 2015. Neste ano, os números deverão aproximar-se dos verificados o ano passado, adiantou.

O evento é aberto a todos os familiares e amigos dos doadores.

Continuar a ler

País

Hospital de São João estabelece recorde com 17 partos em 24 horas

Natalidade

em

Foto: DR / Arquivo

O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, assinalou um recorde no que concerne ao número de nascimentos no mesmo dia, depois de a 06 de novembro terem sido feitos 17 partos em 24 horas, anunciou hoje.

“Com 13 partos por via vaginal e quatro cesarianas programadas por indicação materno fetal, a equipa do bloco de partos do serviço de Obstetrícia que colaborou e assistiu os mesmos superou assim as anteriores marcas de novembro de 2016 e agosto de 2019”, referiu, em comunicado.

O primeiro parto, do qual resultou o nascimento de uma menina, aconteceu às 03:06 horas e, o último, deu-se pelas 20:40 horas também com o nascimento de uma menina.

“Este momento demonstra a capacidade que o Serviço Nacional de Saúde dispõe nas suas instituições”, afirmou o diretor do serviço de Obstetrícia, Nuno Montenegro, citado na nota.

Continuar a ler

Populares