Arquivo

“Os jogadores foram verdadeiros guerreiros até ao fim”

Declarações após o jogo Sporting–SC Braga em sub-17 (2-0)
"os jogadores foram verdadeiros guerreiros até ao fim"

Declarações após o jogo Sporting–SC Braga (2-0), da oitava jornada da fase de apuramento do campeão do campeonato nacional sub-17, disputado em Alcochete:

Pedro Pires (treinador do SC Braga): “A equipa que inaugurasse o marcador estaria sempre mais próxima da vitória. Entrámos fortes, com o Sporting a não ter a bola que gostaria e costuma ter. A primeira ocasião de golo é nossa. Depois, o Sporting, com o golo, tranquilizou. Depois, com o segundo, os nossos jovens, animicamente, foram muito abaixo e o Sporting é um justo campeão.

Os jogadores foram verdadeiros guerreiros até ao fim. Deram o que tinham. Inclusivamente, acabámos com dois jogadores já muito limitados fisicamente, o que não nos permitiu nos últimos minutos forçar mais um bocado. É de enaltecer a atitude deles, a postura e o espírito guerreiro que tiveram”.

José João Gomes (treinador do Sporting): “Sporting campeão com naturalidade? Sim, os resultados assim o indicam, mas eu agarro-me mais à qualidade do jogo da própria equipa.

Depois do Europeu [sub-17] baixámos a nossa qualidade de jogo, muito fruto do cansaço dos atletas. Mas, a primeira parte da fase final foi muito bem conseguida da nossa parte. Amealhámos 15 pontos, o que foi logo um bom avanço.

Estes últimos três jogos, com o Rio Ave, o Belenenses e hoje, com o SC Braga, não foram os mais conseguidos da nossa equipa, mas aí veio ao cimo a fibra individual, a crença e a determinação destes jogadores. E, no cômputo geral, o Sporting sagra-se campeão nacional merecidamente.

Nós, treinadores do Sporting, desde muito cedo somos instruídos a olhar muito para a evolução natural dos jogadores e o nosso processo de formação centrado no jogador. Fruto do talento deles, muitos têm o estímulo acima, quer seja um ou dois anos, e nós, dentro do nosso processo e identidade, vamo-los instruindo das nossas dinâmicas coletivas com e sem bola. Portanto, acaba por ser natural este fluxo de jogadores [entre os diferentes escalões]. Formar é mesmo assim. É dotá-los cada vez mais das ferramentas necessárias para, quiçá, nos próximos anos chegaram à nossa equipa principal.

[O título] foi essencialmente competência. Da parte dos nossos jovens, da nossa equipa técnica também, com muito trabalho e horas despendidas a analisar os adversários, a ver os vídeos. E, portanto, acabamos por ser uns justos vencedores. Muito por fruto, também, da qualidade e talento individual dos nossos jogadores. Agora, temos mais dois jogos, acaba a época e daqui a cerca de 25 dias já estamos cá novamente a trabalhar para estimular estes jovens e dotá-los de cada vez mais ferramentas para chegarem à nossa equipa A”.

Manuel Mendonça (‘capitão’ do Sporting): “É uma conquista. É sempre muito bom olhar para o primeiro treino e vermos a evolução da equipa toda. Somos campeões, o que era o nosso principal objetivo.

Quero agradecer aos adeptos, a toda a gente que nos ajudou para que isto fosse possível. Agora é aproveitar o momento e desfrutar.

O momento-chave foram todos os jogos. Todos contaram, principalmente os da terceira fase, porque os pontos voltaram a zero.

Depois do Europeu [sub-17], já vínhamos com algumas mazelas, um bocado fatigados, mas, todos unidos, conseguimos, com superação e a ajuda dos jogadores vindos do banco, que ajudaram muito. Isso foi importante, foi a chave para ganharmos o campeonato”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Aprovada audição da ministra da saúde sobre resposta do sns a doentes oncológicos

Aprovada audição da ministra da Saúde sobre resposta do SNS a doentes oncológicos

Próximo Artigo
Adiada sentença de gnr de fafe acusado de burla de 400 mil euros

Adiada sentença de GNR de Fafe acusado de burla de 400 mil euros

Artigos Relacionados