Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Organização do Neopop quer elevar Viana do Castelo a capital da música techno

em

A organização do festival Neopop, que decorre entre quarta-feira e sábado, entregou hoje ao presidente da câmara de Viana do Castelo uma petição com 1.800 assinaturas que pretende elevar aquela cidade a capital mundial do techno.

“Nós vamos agora avaliar esta tramitação e vamos ver como é que nos podemos posicionar, quer a nível nacional, quer a nível internacional para sermos capital da techno”, afirmou o autarca socialista José Maria Costa.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que falava em conferência de imprensa em pleno centro da cidade, recebeu um dossiê com a petição intitulada “Todos pelo Techno, todos por Viana” e sublinhou que o festival, de “enorme importância económica” para a cidade, “é, hoje, identificado pela imprensa especializada como uma das grandes ofertas culturais do país”.

José Maria Costa destacou o local “icónico” onde decorre o festival, o forte de Santiago da Barra, e o facto do primeiro dia ser de entrada gratuita.

“Este ano, o primeiro dia é aberto aos vianenses para que cada vez mais a cidade sinta este festival. É a única cidade do país que tem um festival com esta qualidade e com esta ambição”, referiu.

Gustavo Pereira, da organização do Neopop, referiu que os bilhetes para “abertura de recinto, no dia 08, estão esgotados, sendo que a lotação do espaço é de 7.500 pessoas”.

Os bilhetes para o primeiro dia tinham de ser reservados ‘online’, sendo que o público do Porto foi o que mais ingressos reservou, seguido dos distritos de Viana do Castelo e Braga.

O responsável adiantou que a edição 2018 vai receber visitantes oriundos de 50 nacionalidades diferentes, destacando que o público de Espanha e França regista “o maior número de bilhetes comprados”.

Gustavo Pereira classificou a participação, no dia 08 de agosto, de St. Germain como a “maior atração do festival” que, este ano conta superar o número de participantes de 2017, cerca de 28 mil nos três dias do evento.

O programa incluindo as presenças de Jeff Mills, Marco Carola, Josh Wink, Solomun, Rebekah e Paula Temple, Rui Vargas, Adriatique, Agents of Time, Jeff Mills, Joseph Capriati, Ricardo Villalobos, Nina Kraviz, entre muitos outros.

A organização preparou ainda animação na praia fluvial da Argaçosa, junto ao parque de campismo que serve o festival, atividades no Teatro Municipal Sá de Miranda, um ‘sunset’ na praia Norte e duas exposições, ambas relacionadas com o festival e que pretendem homenagear dois colaboradores, que entretanto morreram: o fotógrafo Carlos Vilela e o gráfico José Quintas, responsável por todos os cartazes do festival até 2017.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Viana do Castelo

Moullinex e Xinobi atuam no FeelViana em formato b2b

Concerto marcado para 01 de junho em Viana do Castelo

em

Foto: DR

Nomes incontornáveis da eletrónica portuguesa, Moullinex e Xinobi estão de regresso a Viana do Castelo no dia 1 de junho, para mais uma edição de “Sunsets by the Pool”, com uma atuação que marca o primeiro evento musical da temporada de 2019.

Os “Sunsets by the Pool”, dinamizados pela marca FeelViana, contam, este ano, com um b2b dos dois artistas.

Os músicos, que se juntaram em 2007 para trazer uma nova vida à música eletrónica portuguesa com a criação da editora Discotexas, contam já com uma projeção pelo mundo, e trabalharam e remisturaram nomes como Røyksopp, Cut Copy, Two Door Cinema Club, SBTRKT, Toro Y Moi, Nicolas Jaar e Riva Starr.

Os bilhetes são limitados e encontram-se disponíveis online através da plataforma xceed.

O evento “Sunsets by the Pool – Moullinex & Xinobi” tem lugar dia 1 de junho, no FeelViana Sport Hotel entre as 18:00 e as 22:00.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana Florida: Feira das Flores e Jardinagem decorre durante três dias no jardim público

Várias iniciativas

em

Foto: DR/Arquivo

A edição 2019 da Feira de Flores e Jardinagem, integrada no programa municipal Viana Florida, vai decorrer entre a próxima sexta-feira e domingo no jardim público de Viana do Castelo, informou hoje a Câmara local.

A feira, que abre portas na sexta-feira, às 18:00, integra várias iniciativas como um ‘showcooking’, intitulado “Aromatizar refeições práticas”, e ‘workshops’ sobre flores e plantas.

A feira conta ainda com música, pelo grupo “Viana Vocale”, no coreto do jardim público, bem como atividades infantis, como insufláveis, pinturas faciais, entre outras.

Ainda no sábado o programa inclui, no Mercado Municipal, um ‘workshop’ sobre arte floral, um roteiro pelos jardins da cidade e, pelas 16:00, no Estação Viana Shopping, a inauguração da instalação artística “Natureza em Suspenso”, de Madalena Martins.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Câmara de Viana atribui apoio anual de quase 300 mil euros a 26 associações

Protocolos

em

Foto: CM Viana do Castelo/Divulgação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo informou hoje ter assinado protocolos na área social que implicam um apoio anual de quase 300 mil euros a ser distribuído por 26 associações ou juntas de freguesia do concelho.

Os acordos, assinados pelo autarca José Maria Costa e a pela vereadora com o pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, representam “um apoio mensal global superior a 24 mil euros por parte da autarquia”.

Os protocolos “preveem, entre outros, apoios para a comparticipação de rendas e transportes de utentes, comparticipação das despesas com programas de reabilitação e administração de centros de convívio, apoiando igualmente necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas”.

O município vai “também apoiar a prestação de serviços de alimentação e higiene a munícipes carenciados e apoiar o financiamento de Projetos de Intervenção Comunitária, entre outros”.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares