Arquivo

Ópera Nacional da Estónia oferece contrato profissional a clarinetista de Vieira do Minho

Joel Cardoso tem 24 anos
Ópera nacional da estónia oferece contrato profissional a clarinetista de vieira do minho

A Ópera Nacional da Estónia – que conta com mais de 500 músicos colaboradores – propôs um contrato de trabalho ao clarinestista Joel Cardoso, natural de Mosteiro, concelho de Vieira do Minho, para tocar na orquestra profissional daquela empresa responsável por grande parte da cultura do país báltico.

Em declarações à Rádio Alto Ave, que avança a informação, o músico português confessa que este tipo de convite “é um sonho tornado realidade”, mas admite que ainda não sabe se irá aceitar, uma vez que se encontra à espera de outras propostas similares.

Àquela rádio, Joel Cardoso explica que se encontra em provas para integrar outras orquestras, mas terá de tomar uma decisão até final do próximo mês, uma vez que a Ópera da Estónia está à espera da assinatura do vieirense. Caso aceite, iniciará o trabalho em agosto.

Segundo a biografia oficial do músico, de 24 anos, começou os estudos musicais na Banda Filarmónica de Vilarchão aos 9 anos e em 2007 ingressou em regime articulado na Academia de Música Valentim Moreira de Sá na classe de Domingos Castro.

No semestre de verão de 2016/2017 e Inverno de 2017/2018 foi selecionado para o programa ERASMUS na Staatliche Hochschule für Musik Trossingen na classe do professor Chen Halevi. Nesta escola teve oportunidade de estudar clarinete histórico com Janis Tretjuks, Linde Brunmayr-Tutz e Eric Hoeprich.

Concluiu a licenciatura em performance na Classe de Clarinete de Vítor Matos.

Encontra-se a finalizar o mestrado em performance no Conservatorio della Svizzera italiana com os professores François Benda e Jordi Pons graças a uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Alunos do minho são dos que têm mais sucesso escolar

Alunos do Minho são dos que têm mais sucesso escolar

Próximo Artigo
Atletas de vitória, braga e famalicão convocados para o apuramento do euro2023 de sub-21

Atletas de Vitória, Braga e Famalicão convocados para o apuramento do Euro2023 de sub-21

Artigos Relacionados