Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Onda de choque percorre familiares e amigos da menina vítima de acidente com comboio

Funeral de Luana, de 10 anos, realiza-se este sábado, em Arcozelo, Ponte de Lima

em

Foto: Direitos Reservados

Uma onda de choque e solidariedade percorre familiares e amigos de Luana Fernandes Rodrigues, a menina de 10 anos, de Arcozelo, Ponte de Lima, uma das vítimas do acidente entre um veículo de passageiros e o comboio, na passada quarta-feira, em Carapeços, Barcelos.

O funeral está marcado para este sábado, às 15:00, na Igreja de Arcozelo ficando sepultada no cemitério local. Na sexta-feira, a partir das 20:00, todos os interessados já podem velar a memória da menina.

O sentimento de injustiça percorre todos aqueles que se associam numa hora difícil.

Luana, como refere um familiar, “era uma menina cheia de vida, faladora, carinhosa, amiga de todos, pessoas e animais, adorava animais e alguém decidiu que a vida dela tinha que acabar”.

O pároco da freguesia, também, se associou a vaga solidária e lembra o sábado passado quando “confessei a Luana e a avó. Por isso, posso dizer com toda a certeza que elas estão com Deus”, começa por dizer numa mensagem publicada nas redes sociais.

Luís Martins recorda “o sorriso de uma rapariga alegre e cheia de energia. Antes da missa da festa da esperança, estive a falar com ela. Depois da missa, penso que ela me veio agradecer pelos rebuçados que dei ao seu grupo de catequese. Nunca me sairá da memória aquele sorriso de quem se sente em paz com Deus, como a Luana se sentia quando a absolvi. Os poucos minutos que falei com ela marcaram me e ficarão para sempre na minha memória. Descansa em paz Luana e avó (Gracinda) ”.

Entretanto, um grupo no Facebook foi criado para lembrar o acidente e deixar uma mensagem a todos os condutores. Um grupo que ao início da tarde de hoje, já tinha mais de 150 adesões foi criado por um familiar e intitula-se ‘Olá eu sou a Luana Rodrigues e tinha 10 anos’.

No texto que acompanha a criação desta publicação, o administrador escreve em nome da Luana: “eu era a passageira num carro, que sem explicação, o condutor resolveu atravessar a passagem de nível fechada para o comboio passar! E eu e a minha avó e condutor perdemos a vida instantaneamente”.

E deixa uma mensagem para todos os condutores: “se a passagem de nível estr fechada, por favor esperem, para que o comboio passe! Eu não tive essa sorte infelizmente, e hoje já não me encontro neste mundo por essa razão, e sem eu ter culpa alguma! Mais vale perder um minuto na vida, do que a vida num minuto! Como foi o meu caso”.

Anúncio

Ponte de Lima

Adega de Ponte de Lima apresentada em feira em Munique

Forum Vini

em

Foto: Forum Vini 2014 / Divulgação

A Adega de Ponte de Lima, que celebra 60 anos, será uma das nove representantes portuguesas, na comitiva liderada pela associação ViniPortugal, que vai participar na Forum Vini, feira vinícola internacional, que decorre em Munique, na Alemanha, entre sexta-feira e domingo, na qual são esperados 9.500 visitantes.

A representação portuguesa no evento é formada pela Adega Ponte de Lima, Casa Santos Lima, Esporão, Filipe Palhoça Wines, Juliana Kelman Wines, Quinta do Paral, Casa Romana Vini, Monte da Ravasqueira e Wines and Winemakers by Saven.

Adega Cooperativa de Ponte de Lima: Há 60 anos a ‘tirar’ o melhor vinho Loureiro do país

 

Com cerca de dois mil associados, a Adega de Ponte de Lima produz, em média, seis milhões de litros de vinho por ano.

Tem produtores associados em Ponte de Lima, Viana do Castelo, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Barcelos e Vila Verde.

Em 2018, os vinhos portugueses cresceram 7,5% em valor no mercado alemão, 5% em volume e 2,4% no preço médio, face a 2017.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima investe 375 mil euros para requalificar cemitério municipal

Câmara quer “valorizar e dar uma nova dignidade ao espaço”

em

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

Foi assinado no dia 29 de outubro, o auto de consignação da empreitada de remodelação do cemitério municipal de Ponte de Lima, pelo valor de cerca de 375 mil euros, anunciou esta quarta-feira a autarquia.

Em nota de imprensa, é referido que a pretensão da autarquia com esta obra é a de “valorizar e dar uma nova dignidade ao espaço, requalificando as áreas existentes, quer do interior e do exterior, devido ao seu mau estado de conservação e falta de funcionalidade, bem como melhorar as condições de acesso pedonal e automóvel, tornando o cemitério municipal acessível a pessoas com mobilidade condicionada”.

Para o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, “esta obra de requalificação do cemitério, é mais um dos nossos objetivos que estamos a cumprir”.

A intervenção traduz-se na substituição dos pavimentos existentes em terra batida por cubo de granito azul serrado e lajedo de granito azul de Ponte de Lima.

A obra de requalificação incidirá também na substituição da cobertura da capela, e no restauro dos portões existentes. Proceder-se-á ainda à substituição das infraestruturas existentes, nomeadamente de abastecimento e drenagem de águas pluviais, sem esquecer a colocação de uma nova infraestrutura de iluminação pública.

Esta obra insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos espaços públicos, conferindo-lhes condições de usufruto condicentes com a exigência dos padrões contemporâneos de urbanidade.

Continuar a ler

Alto Minho

Como manda a ‘tradição’, cartaz da Feira do Cavalo de Ponte de Lima foi apresentado na Golegã

XXI Feira do Cavalo decorre no início de julho de 2020

em

Como manda a tradição. O cartaz da Feira do Cavalo de Ponte de Lima foi apresentado, esta semana, durante a Feira Nacional do Cavalo de S. Martinho, na Golegã, distrito de Santarém, numa iniciativa que se integra na parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima e o Município da Golegã para a promoção recíproca de ambos os eventos equestres.

O cartaz deste ano apresenta a Campeã dos Campeões da Feira do Cavalo de Ponte de Lima 2019. A Égua Marquesa, da Coudelaria Leonardo Franco, apresentada por João Oliveira, ostenta as faixas de “Campeã Fêmea” e “Campeã dos Campeões” com as cores de Ponte de Lima.

Imagem: Divulgação

Com fotografia de Afonso Bordallo Rodrigues e design de Teresa Aroso Vilaverde, “o cartaz deste ano teve como inspiração um trabalho de ourivesaria do Minho, muito ligado também aos trajes regionais de Ponte de Lima”, assinala a autarquia de Ponte de Lima numa nota enviada a O MINHO.

A 21.ª Feira do Cavalo de Ponte de Lima, organizada pelo Município de Ponte de Lima, Associação
Concelhia das Feiras Novas, Associação Empresarial de Ponte de Lima e o Centro Equestre do Vale
do Lima, irá decorrer entre 02 e 05 de julho de 2020.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares