Seguir o O MINHO

Ave

Olivier Solberg sofre aparatoso acidente no Rali Fafe Montelongo

Acidente

em

Foto: PICK PREGO A FUNDO

O piloto sueco Oliveir Solberg foi protagonista de um aparatoso acidente durante o ‘shakedown’ do Rali Fafe Montelongo, esta sexta-feira, destruindo parcialmente a traseira do Volkswagen com que participa nesta prova do Europeu de Ralis.


Pelo que foi possível apurar, o jovem piloto, filho do campeão do mundo Peter Solberg, saiu pelos próprios meios, encontrando-se bem e sem ferimentos.

Foto: PICK PREGO A FUNDO

Foto: PICK PREGO A FUNDO

Foto: PICK PREGO A FUNDO

(em atualização)

Anúncio

Ave

Homem rouba bebidas alcoólicas e ferramentas em Famalicão

Suspeito de 31 anos constituído arguido

em

Foto: GNR

A GNR de Joane recuperou diverso material furtado na freguesia de Castelões, em Famalicão, na quarta-feira. Um homem de 31 anos foi constituído arguido por suspeita de furto de bebidas alcoólicas e ferramentas.

Em comunicado, o Comando Territorial de Braga refere que, “no seguimento de uma denúncia por furto, os militares realizaram diligências de investigação que culminaram na identificação do suspeito e na localização do material furtado, nomeadamente ferramentas e garrafas de bebidas alcoólicas”.

O material foi apreendido e será restituído ao proprietário.

O suspeito, de 31 anos, foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Famalicão.

Continuar a ler

Guimarães

Criadores portugueses de moda abrem loja temporária em Guimarães até 19 de dezembro

Manifesto por estatuto profissional

em

Estilista Katty Xiomara. Foto: Dr / Arquivo

Vários criadores da moda portuguesa vão abrir uma loja temporária na cidade de Guimarães, entre os dias 27 de novembro e 19 de dezembro, para assinalar a primeira iniciativa do manifesto “Uma Voz”, pelo estatuto profissional.

“Pela primeira vez, por vontade dos ‘designers’, é promovida uma ação que reforça a narrativa colaborativa do setor [da moda], mostrando que a união faz a força. Uma iniciativa de apoio à produção nacional e economia local, celebrando a moda de Autor e a qualidade do ‘design português, um ADN que é o Nosso”, revela Katty Xiomara, ‘designer’ portuguesa e porta voz do manifesto “Uma Voz”.

Vinte e cinco ‘designers’ da moda portuguesa enviaram recentemente um manifesto, designado por “Uma Voz”, ao Presidente da República e ao primeiro-ministro a pedir estatuto profissional e a vontade de criar uma Ordem dos Designers.

A loja temporária vai estar aberta entre os dias 27 de novembro e 19 de dezembro, no centro histórico de Guimarães, no distrito de Braga, e servirá para assinalar a primeira iniciativa do “Uma Voz”.

O espaço vai estar instalado na loja do Pé de Chumbo, no número 85 da Rua Dona Maria II, disse à Lusa Katty Xiomara.

A loja vai estar aberta ao público de segunda a sexta-feira, entre as 13:00 e as 20:00 e, aos sábados e feriados, das 09:30 às 12:30, entre os dias 27 de novembro e 19 de dezembro.

O manifesto de moda de autor, designado por “Uma Voz” é assinado por 25 ‘designers’ de várias gerações e de várias localidades de Portugal, e foi enviado ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministro dos Negócios Estrangeiros, secretário de Estado da Internacionalização, ministra da Cultura, secretária de Estado do Turismo, ministro da Economia e várias associações do setor da moda, têxtil e calçado, como o Portugal Fashion, Moda Lisboa, Associação Portuguesa de Indústria de Calçado Componentes Artigos Pele e Sucedâneos (APPICAPS) e a Associação Têxtil e Vestuário De Portugal (ATP).

O reconhecimento da classe profissional dos ‘designers’ enquanto “agentes ativos do desenvolvimento e representação da identidade nacional com reflexo direto nas áreas do turismo, cultura e indústria têxtil, dentro e fora das nossas fronteiras”, é a primeiro objetivo do manifesto “Uma Voz”, avançou Katty Xiomara.

Alexandra Moura, Duarte, Anabela Baldaque, Carla Pontes, Carlos Gil, Daniela Barros, David Catalán, Dino Alves, Diogo Miranda, Fátima Lopes, Filipe Faísca, Hugo Costa, João Melo Costa, Estelita Mendonça, Storytailors, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Luís Carvalho, Luís Buchinho, Hibu Studio, Miguel Vieira, Pé de Chumbo, Ricardo Andrez, Sara*Maia, Susana Bettencourt são os 25 criadores de moda de autor, em Portugal, que assinaram o manifesto.

Continuar a ler

Guimarães

PSP afirma ter dado “sério golpe no pequeno tráfico de droga” em Guimarães

Tráfico de droga

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

A megaoperação anti tráfico de estupefacientes que decorreu esta quarta-feira em vários locais da cidade de Guimarães resultou na detenção de cinco indivíduos e a apreensão de droga e diverso material associado ao tráfico, foi hoje anunciado. De acordo com a PSP, foi dado “um sério golpe” no pequeno tráfico na cidade.

Em comunicado, o comando distrital da PSP de Braga dá conta da operação conduzida pela esquadra de investigação criminal de Guimarães e que resultou na detenção de mãe e dois filhos suspeitos de liderar uma organização que traficava droga em Guimarães.

Segundo o comissário famalicense Vítor Silva, citado pela CMTV, os intervenientes suspeitos recebiam muitas vezes objetos furtados a troca de drogas como heroína, cocaína e canábis, que alegadamente traficavam a partir de casa.

Foto: Divulgação / PSP

As buscar passaram pelas freguesias Fermentões, Abação (S. Tomé), S. Torcato, Costa e Sande Vila Nova, cidade de Guimarães, após investigação que decorria “há alguns meses”, explica a PSP.

Foram cumpridos dez mandados de busca domiciliária, quatro de busca em veículos e quatro mandados de detenção. Todavia, houve uma outra pessoa a ser detida em flagrante, pelo que o número de detidos elevou-se para cinco com o decorrer da operação de hoje.

Os detidos são quatro homens e a mulher que lideraria a rede. Têm idades compreendidas entre 20 e 50 anos.

Apesar de não ter sido apreendida uma grande quantidade de droga (apenas 30 gramas divididas entre heroína, cocaína e canábis), foi apreendido diverso material eletrónico presumivelmente furtado: dois televisores, três câmaras de vídeovigilância, dois tablets e vários telemóveis, entre outros).

Foi ainda apreendido material associado ao tráfico e consumo de estupefaciente, nomeadamente, duas balanças de precisão, produtos de corte e vários cachimbos próprios para o consumo de droga, para além da quantia de mil euros em numerário, uma trotinete elétrica e várias armas brancas e munições.

“Esta ação policial teve a colaboração da Unidade Especial de Polícia, através do Grupo Operacional Cintécnico e de vários elementos da estrutura de investigação criminal e Intervenção Rápida da Divisão Policial de Guimarães”, sublinha a PSP.

Com esta ação, o Comando da PSP de Braga acredita ter dado um sério golpe no pequeno tráfico de droga na cidade de Guimarães, bem como contribuído para aumentar o sentimento de segurança da mesma, que têm sido alvo de uma preocupação e trabalho constante por parte desta Polícia.

Continuar a ler

Populares