Seguir o O MINHO

Canoagem

Olimpíadas para idosos em Esposende incluem canoagem, futebol e vólei de praia

em

Canoagem, futebol e vólei de praia são algumas das modalidades das “Olimpíadas” para maiores de 65 anos que o município de Esposende vai promover, estando a primeira “jornada” marcada já para 28 de junho, foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado, a empresa municipal Esposende 2000, responsável pela iniciativa, explica que a ideia é promover jogos adaptados para a população sénior, face à importância da prática de atividade física para um envelhecimento saudável.

As “Olimpíadas” estendem-se ainda ao atletismo, pólo aquático, arremesso de peso e natação.

Na primeira jornada, marcada para as Piscinas Municipais de Forjães, entrarão em ação os “atletas” de lançamento de peso e natação.

Estas “Olimpíadas” surgem na sequência do programa “Dar Vida aos Anos”, que a Esposende 2000 promove há mais de uma década para os idosos do concelho, e que contempla a prática de natação, hidroginástica, ginástica de manutenção.

Em 2015, o programa envolveu cerca de 500 participantes por mês.

“Uma vez que dispõe de técnicos referenciados e de parcerias com universidades que garantem a base técnica e cientifica para a sua implementação, a Esposende 2000 dá corpo a este novo projeto, com o intuito de potenciar o espírito olímpico ao nível do desporto sénior”, refere o comunicado.

Através de jogos de caráter recreativo e competitivo, coletivo ou individual, as “Olimpíadas” pretendem, assim, afirmar a vitalidade da população sénior, desenvolver o espírito de equipa e estreitar a amizade entre os participantes.

“Assumindo Esposende como cidade olímpica para a terceira idade, o município é, assim, pioneiro na promoção de um projeto que poderá, eventualmente, ser replicado noutros concelhos do país”, remata o comunicado.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Esposende. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

EM FOCO

Populares