O ex-vice-presidente do secretário de Estado do Ambiente, Olegário Gonçalves, concorre pela primeira vez à liderança da Câmara de Arcos de Valdevez, e remete para mais tarde o anúncio do seu programa eleitoral.
Contactado hoje pela agência Lusa, escusou-se a apontar as prioridades que propõe para o próximo mandato, adiantado que as suas medidas serão apresentadas “em breve”.
Vice-presidente, desde 2023, do então autarca João Manuel Esteves, Olegário Gonçalves, de 57 anos, empresário, passou a desempenhar o cargo de presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, em junho de 2025, após a nomeação de João Manuel Esteves para o Ministério do Ambiente e Energia como secretário de Estado do Ambiente.
Antes de assumir a presidência da autarquia, Olegário Gonçalves detinha os pelouros da Proteção Civil, Ambiente, Mercados e Feiras, Manutenção de Edifícios e Equipamentos, Gestão da Rede Viária, Sinalização e Prevenção Rodoviária, Gestão do Parque de Máquinas e Viaturas, e Transportes Públicos.
Entre 2012 a março de 2025, Olegário Gonçalves “ocupou o cargo de vereador da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, sendo que desde março de 2025 até ao presente lidera a concelhia do PSD de Arcos de Valdevez e desde junho de 2020 até ao presente exerce o cargo de presidente da distrital do PSD de Viana do Castelo.
Olegário Gonçalves é também presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.
Em 2009 ocupou o cargo de Secretário da Agência Regional de Energia e Ambiente (Área do Alto Minho), ano em que assumiu a vice-presidência da Atlântica. No ano anterior foi vogal da Assembleia da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO)
Entre outras funções, o candidato do PSD às próximas eleições autárquicas foi, entre 2008 e 2010 foi membro da Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e chegou a ocupar o cargo de presidente do Concelho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL).
O executivo da Câmara de Arcos de Valdevez conta com cinco eleitos pelo PSD e dois pelo PS.
Além da candidatura de Olegário Gonçalves, o PS já indicou o nome do médico João Braga Simões como cabeça de lista, pela segunda vez, à Câmara de Arcos de Valdevez e, Luís Rocha (Chega)
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 outubro.