O tempo de verão começa hoje a mostrar-se no Minho. Na sexta-feira, Braga deverá chegar aos 31 graus Celsius, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No sábado, no entanto, há probabilidade de aguaceiros.
Amanhã, quinta-feira, Braga já chega aos 30ºC, passa a 31ºC na sexta-feira e no sábado há um arrefecimento, acompanhado por previsão de alguma chuva. O tempo típico de verão regressa logo no domingo.

Em Viana do Castelo,

Em Viana do Castelo, habitualmente mais fresca por ser litoral, as máximas sobem até aos 25ºC na sexta-feira.
No sábado, a probabilidade de chuva é mais reduzida do que em Braga, prevendo-se, contudo, alguma nebulosidade.
Como O MINHO noticiou, sexta-feira será o dia mais quente da semana, com previsão de céu limpo ou pouco nublado, mas o tempo de verão deverá manter-se (tirando a interrupção de sábado).
“Em Braga acaba por subir mais, porque é um bocado mais interior. Em Viana do Castelo e nas localidades mais próximas do litoral não se vai fazer sentir tanto o calor, mas nas zonas mais interiores sim”, assinala Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, em declarações a O MINHO.
Anticiclone traz massa de ar quente
O Minho esteve sob a influência de uma superfície frontal fria, mas a situação começou ontem a mudar.
“Um anticiclone a sudoeste dos Açores vai estender-se em crista até ao continente, fazendo o transporte de uma massa de ar quente. Com este anticiclone, haverá menos nuvens e os valores de temperatura vão começar a subir a meio da semana”, esclarece Patrícia Gomes, notando que poderá haver alguma “nebulosidade na faixa costeira que irá dissipar-se durante a manhã”.
“Os valores da temperatura começam a subir a partir de quarta-feira, com pequenas variações de dois a três graus, e o dia mais quente até ao final da semana será sexta-feira. O vento soprará o em geral fraco”, prevê a meteorologista do IPMA.
É para ficar
E o verão veio para ficar? “Tudo indica que, eventualmente, até meio da próxima semana seja para ficar, sempre com pequenas variações de temperatura de um a dois graus. Mas podemos dizer que já estaremos numa situação mais próxima do verão a que estamos habituados”, refere Patrícia Gomes.
Num prazo mais longo, as previsões já são feitas ao “nível estatístico” e, para já, apontam para que “os valores da temperatura estarão dentro do habitual para a época do ano”.
“Não se esperam grande variações de temperaturas, dentro do que é climatologicamente normal para a região [Minho] e para a época”, conclui a meteorologista.