Seguir o O MINHO

País

Oito universidades europeias financiadas com 3 milhões para meteorologia espacial

Anunciou a Universidade de Coimbra

em

Foto: DR / Arquivo

Um programa de doutoramento em meteorologia espacial estabelecido por oito universidades e empresas acaba de receber um financiamento europeu de três milhões de euros, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC), que integra o consórcio.


“Oito universidades europeias e empresas juntaram-se para estabelecer um programa de doutoramento único em ‘space weather’ (meteorologia espacial) na Europa, no âmbito do projeto SWANET (Space Weather Awareness Training Network), que acaba de conquistar três milhões de euros de financiamento do programa H2020 (Marie Sklodowska-Curie Innovative Tarining Newtworks)”, revela a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A UC é a instituição de ensino superior portuguesa que participa no consórcio, através dos departamentos de física e de matemática e do Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O SWANET, com a duração de quatro anos, vai centrar-se na formação da próxima geração de investigadores em meteorologia espacial e física solar, combinando investigação e transferência de conhecimento para benefício da sociedade, tendo em conta que a área de ‘space weather’ tem um forte impacto em setores económicos como a aviação, sinais de GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélites) e redes elétricas, entre outros.

“Os jovens investigadores vão frequentar um programa doutoral na universidade para a qual se candidatam, mas a investigação para a tese de doutoramento inclui intercâmbio entre as universidades envolvidas no consórcio e as empresas”, refere a UC.

A equipa da FCTUC, para além da formação no programa doutoral, vai também ser responsável pelo “desenvolvimento de novos métodos de análise da atividade solar, que permitam monitorizar a atividade do Sol que poderá beneficiar determinados setores económicos”, sustenta Teresa Barata, coordenadora do projeto em Portugal.

A investigadora do CITEUC sublinha que “desde há cerca de oito anos que a investigação” se tem “centrado na meteorologia espacial (‘space weather’) e no seu impacto na sociedade” e que “naturalmente”, esta investigação “é consequência do vasto espólio que a UC tem de observações solares e magnéticas”.

“Trata-se de uma área de investigação recente, principalmente em Portugal, e este projeto para nós tem elevada importância, não só porque teremos financiamento para ter jovens investigadores a frequentar um programa doutoral da UC, como também nos permite, enquanto investigadores, integrar uma equipa de cientistas de reconhecido mérito internacional”, destaca ainda, citada pela UC, Teresa Barata.

Além da Universidade de Coimbra, fazem parte do consórcio as universidades de Helsínquia e Turku, na Finlândia, de Eotvos Lorand, na Hungria, de Leuven, na Bélgica, Di Roma Tor Vergata, em Itália, e Marie Curie, na Polónia, e a Academia de Atenas, na Grécia.

A empresa portuguesa envolvida no consórcio é a tecnológica Present Tecnhologies.

Anúncio

País

Covid-19: Mais dez mortos e 904 infetados (mais de metade no norte)

Covid-19

em

Foto: DR

Portugal ultrapassou hoje os 2.000 óbitos associados à covid-19 desde o início da pandemia, totalizando 2.005 mortes, mais 10 relativamente a sábado, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Há mais 362 recuperados.

O número de novos infetados registados este domingo é de 904.

O Norte é hoje a região onde se registaram mais novos casos (490 de um total de 28.584), o que representa cerca de 54% do total de infetados. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com 316 novos infetados (de 40.244) e a região Centro com mais 69 (de 6423). O Algarve tem mais 15 infetados (1807), o Alentejo mais 11 (1566), os Açores mais dois (284) e a Madeira mais um (243).

Morreram em Portugal mais 10 pessoas com covid-19, ultrapassando assim a barreira dos dois mil óbitos, mais precisamente 2005. Oito vítimas mortais foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo e duas no Norte.

O número de internamentos em enfermaria regista um aumento de 14 (total de 682), havendo menos uma pessoa em unidades de cuidados intensivos (105). Sob vigilância, estão 46.348 pessoas, mais 120 face a ontem.

Continuar a ler

País

Governo apresenta linhas gerais da proposta de OE2021 aos partidos na terça-feira

Orçamento de estado

em

João Leão. Foto: Twitter de António Costa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, apresentam na terça-feira aos partidos as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2021.

De acordo com uma nota de agenda do gabinete de Duarte Cordeiro, as reuniões, que se realizam ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição, terão lugar na Assembleia da República, a partir das 09:30, e abrangerão os partidos com representação parlamentar (à exceção do PS, que sustenta o Governo), bem como as duas deputadas não inscritas.

O primeiro partido a ser recebido será o PSD, seguindo-se, durante a manhã, BE, PCP, CDS-PP, PAN e Verdes.

À tarde, as reuniões serão retomadas às 14:30 com o Chega, seguindo-se a Iniciativa Liberal, a deputada Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e a deputada Cristina Rodrigues (ex-PAN).

O Governo já informou que pretende entregar a proposta de Orçamento do Estado na Assembleia da República no dia 12 de outubro.

Continuar a ler

País

Covid-19: Detetados três profissonais e um doente positivos no hospital de Vila Real

Trás-os-Montes

em

Foto: DR / Arquivo

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse hoje que foram detetados quatro casos positivos de infeção por covid-19 no hospital de Vila Real, entre os quais três profissionais de saúde e um doente.

Em comunicado, o CHTMAD referiu que os “três profissionais e um doente foram isolados de imediato e todos os seus contactos sinalizados”.

Acrescentou ainda que já foram realizados testes a todos os utentes do serviço, que está a concluir a testagem aos profissionais de saúde e que já efetuou um total de 145 testes.

O conselho de administração garantiu “a toda a população e aos profissionais de saúde que estão asseguradas todas as condições de segurança no centro hospitalar”.

O CHTMAD tem sede social em Vila Real e agrega ainda os hospitais de Chaves e Lamego.

Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabiliza pelo menos 1.995 mortos associados à covid-19 em 78.247 casos confirmados de infeção.

Continuar a ler

Populares