Viana do Castelo
Oito milhões para ligar Vale do Neiva à A28, em Viana
Acessibilidade
em

A elaboração do projeto da nova ligação do Vale do Neiva, em Viana do Castelo, à autoestrada A28, orçada em oito milhões de euros, vai ser lançada a concurso público em junho, disse hoje o presidente da câmara.
Em declarações à agência Lusa, o socialista José Maria Costa adiantou que “o projeto deverá estar pronto em maio de 2021, seguindo-se a abertura de novo concurso público, para a execução obra”.
Dos oito milhões de euros de investimento global, José Maria Costa explicou que 5,5 milhões de euros destinam-se à execução da obra e 2,5 milhões de euros a expropriações.
A obra, “prevista no Plano Nacional de Investimento (PNI), no eixo dos fatores de competitividade, vai ser financiada por fundos comunitários, orçamento municipal e do Estado”.
O autarca socialista, que falava a propósito da assinatura, na sexta-feira, de um protocolo de colaboração entre a câmara e o Governo, para a execução do projeto, explicou que a nova via, com uma extensão de 5,2 quilómetros, “vai melhorar a mobilidade do transporte de mercadorias e aumentar a competitividade das cinco freguesias que representam cerca 30% das exportações de Viana do Castelo, que é, neste momento, o décimo sexto concelho mais exportador do país”.
“O Vale do Neiva é responsável por 0,5% das exportações portuguesas nos setores da exploração de caulinos, metalomecânica, têxteis, cerâmicas, madeiras e agroindústria. Esta via é muito importante para reforçar a atratividade deste território pela ligação que garante à A28 e ao porto de mar, através dos novos acessos que estão em construção”, destacou.
A assinatura do protocolo do protocolo de colaboração do projeto de execução da nova via do Vale do Neiva está marcada para sexta-feira, às 14:30, no piso 1 dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, com a presença prevista do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.
O Vale do Neiva, composto por Alvarães, Vila de Punhe, Mujães, Barroselas e Carvoeiro, “é responsável por um terço da riqueza gerada no concelho de Viana do Castelo”.
Segundo o acordo de colaboração a estabelecer entre o município e a Infraestruturas de Portugal (IP), a que a Lusa teve hoje acesso, “esta nova ligação constituirá ainda a ligação privilegiada com a futura expansão da zona industrial de Neiva, nas imediações de Alvarães, que se localiza sensivelmente a meio do trajeto entre Neiva e Barroselas”.
O acordo prevê que seja a autarquia a “desenvolver o projeto de execução da nova via, em articulação com a IP, que irá acompanhar e prestar orientação técnica no desenvolvimento do mesmo”.
A via terá início no nó da A28, junto à rotunda da Estrada Nacional (EN)13, na zona industrial do Neiva.
A nova ligação rodoviária vai ainda eliminar pontos negros e a circulação condicionada para veículos pesados no interior da freguesia de Alvarães, melhorando a segurança rodoviária em todo o Vale do Neiva.
Leia Também
Concerto dos D.A.M.A em Viana reagendado para 14 de março
Desemprego no Alto Minho aumenta 33,3% e deixa 5.925 pessoas sem trabalho
PSP registou 25 infrações do confinamento no Alto Minho
Covid-19: Quase todos os concelhos do Minho em risco extremo (só escapam dois)
Marcelo com 291.554 votos no Minho. Ana Gomes com 55.128 e Ventura com 49.458
Marcelo vence em Viana. Ana Gomes em segundo (e João Ferreira em quarto)
Reportagens da Semana


Covid-19 e emigração fazem de Melgaço o concelho com maior abstenção no país
Eleições presidenciais


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela
Populares
- BarcelosHá 2 dias
Protesto pacífico com mais de cem pessoas apelou à abstenção em freguesia de Barcelos
- PaísHá 1 dia
André Ventura anuncia demissão da liderança do Chega
- BragaHá 1 dia
Morador de Braga deixa excedente de laranjas e limões à porta para quem precisar
- BragaHá 1 dia
Testes aos membros de mesas de votos em Braga resultaram em onze positivos