Seguir o O MINHO

Ave

Oito dias e mais de 80 quilómetros depois, “Becas” reencontra os donos em Vizela

Coração Azul

em

Foto: DR

Uma aventura com um final feliz. A cadelinha “Becas” estava dada como desaparecida desde há cerca de oito dias, em Vila Real. 80 quilómetros depois, foi resgatada por uma voluntária da associação Coração Azul, em Vizela, e devolvida aos donos, que não cabiam em si de felicidade.

Não será fácil perceber como é que o animal foi de Vila Real até Vizela, passando provavelmente por três distritos, com várias zonas de monte complicadas de atravessar, porém o mais importante será o final feliz deste caso, o primeiro de reencontro com uma distância tão grande, como realça aquela associação ambiental.

A voluntária encontrou a cadela “exausta” na terça-feira, em plena via pública. “Bebeu muita água, descansou e visitou um veterinário para verificar se tinha algum problema. Estava de facto com fadiga mas tinha chip”, conta fonte da associação.

Foto: DR

“Contactado o titular do chip viemos a descobrir que são de Sabrosa, Vila Real e que a Becas tinha fugido há 8 dias. Fazendo mais de 80 kms até nós”, situa, destacando ainda o papel da Plataforma Pro Animal, de Vila Real.

Fundada em 2011 – celebra este mês de setembro o décimo aniversário -, a associação Coração Azul tem como finalidade “melhorar as condições de vida dos animais, aplicando os seus conhecimentos na proteção, nos cuidados e nos direitos destes, promovendo atividades recreativas culturais e de preservação do ambiente”.

O seu dinamismo vai muito para além do apoio aos animais de companhia, com atividades como observação de Vacas Louras, mapeamento de insetos polinizadores ou a escolha da árvore mais emblemática do concelho.

Populares