Seguir o O MINHO

Região

Oficial: 358 infetados em Braga e 68 em Viana. Há 995 casos confirmados no Minho

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

O boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde desta segunda-feira vem com os números aproximados daquilo que são os casos fidedignos de infeções por covid-19 discriminados por concelho. Existem 995 casos confirmados no Minho, mais 37 do que no domingo.


Os números correspondem aos dados recolhidos até as 24:00 de domingo e podem comportar apenas cerca de 78% dos casos reais.

Braga, com 358 (+9 do que ontem) casos confirmados, Famalicão com 142 (+2) e Guimarães com 131 (+4) são os concelhos da região do Minho mais atingidos pela pandemia.

Segue-se o concelho de Barcelos com 93 (+3), Viana do Castelo com 68 (+19), Vila Verde sobe para 44 (+1), Póvoa de Lanhoso e Arcos de Valdevez mantem 21 casos cada, Amares mantém 18, Vizela mantém 15, Esposende mantém 14, Fafe mantém 12, Vieira do Minho mantém 9, Melgaço sobe para 8 (+1), Ponte de Lima com 7 (+1), Caminha mantém 7, Monção e Celorico de Basto mantêm 6 cada, Cabeceiras de Basto mantém 5 casos, Valença 4, Paredes de Coura e Terras de Bouro mantêm 3 casos cada.

Os restantes concelhos minhotos registam menos de 3 casos, alguns ainda sem infetados, e não constam no relatório por “motivos de confidencialidade”.

Anúncio

Região

Festival solidário leva Gisela João a Fafe e Miguel Araújo a Caminha

20 de junho

em

Foto: DR

Vinte e um artistas vão atuar no próximo dia 20, em outros tantos teatros municipais, num festival solidário pela classe artística, foi hoje anunciado.


Nesse âmbito, a fadista de Barcelos Gisela João vai atuar em Fafe e o músico Miguel Araújo em Caminha.

O festival chama-se Regresso ao Futuro e consiste na realização de 21 concertos num só dia, em outros tantos teatros e auditórios municipais do país, com as receitas de bilheteira a reverterem para o fundo de emergência criado pela Audiogest e GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, para apoiar os profissionais das artes.

“É um acontecimento solidário que une e mobiliza os teatros municipais, os artistas, as equipas técnicas, a organização da Sons em Trânsito e o público numa frente comum”, refere a organização em comunicado.

Assim, o festival contará com atuações de António Zambujo em Torres Novas, Agir em Leiria, Ana Moura em Oliveira do Bairro, Aurea na Figueira da Foz, Bárbara Tinoco em Albergaria-a-Velha, The Black Mamba em Aveiro, Carolina Deslandes em Bragança, Clã em Almada, Camané em Cascais, D.A.M.A. em Setúbal e Diogo Piçarra em Faro.

A eles juntam-se ainda Fernando Daniel em Estarreja, Gisela João em Fafe, Miguel Araújo em Caminha, Pedro Abrunhosa em Ovar, Rita Redshoes e Samuel Úria em Lisboa, Salvador Sobral em Santarém, The Gift em Loulé, Tiago Bettencourt em Castelo Branco e Tiago Nacarato em Matosinhos.

Os bilhetes custam dez euros, estarão à venda a partir de 09 de junho e a organização garante as condições de segurança e distanciamento social exigidas, por causa da covid-19.

A organização explica ainda que o público é convidado a levar alimentos que serão recolhidos e distribuídos pela União Audiovisual, “junto dos profissionais dos setores das artes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade alimentar”.

Continuar a ler

Braga

Rio Este em Braga ‘pintado’ de laranja após nova descarga poluente

Poluição

em

Foto cedida a O MINHO

É mais uma situação de descargas ilegais no rio Este, que atravessa a cidade de Braga.


Na manhã desta sexta-feira, de uma das condutas de águas pluviais saiu um líquido de cor alaranjada que ‘pintou’, mais uma vez, aquele curso de água.

A descarga poluente foi efetuada na zona da Ponte Pedrinha, no fim da Ecovia.

Foto cedida a O MINHO

O rio Este é, recorrentemente, alvo de descargas poluentes, sejam provenientes de indústrias, de habitações domésticas ou do próprio sistema de saneamento, como quando alguns canos foram bloqueados com sacos de areia, num ato aparente de sabotagem ou vandalismo.

O poder fiscalizador e de contra-ordenação compete às autoridades policiais, em zonas urbanas à PSP, em zonas rurais à GNR através do SEPNA.

Continuar a ler

Braga

Helicóptero combate incêndio junto ao Parque Nacional Peneda-Gerês

Em Valdosende

em

Foto: Arquivo

Um incêndio que deflagrou ao final da manhã desta sexta-feira, em Valdosende, junto ao rio Cávado, está a mobilizar vários meios, disse a O MINHO fonte da Proteção Civil.


Para o teatro de operações estão a ser mobilizados os Bombeiros de Terras de Bouro, com duas viaturas, e os Bombeiros de Vieira do Minho e de Amares, com uma viatura cada.

Também o helicóptero sediado em Braga está no combate às chamas, com apoio da UEPS da GNR (ex-GIPS).

Desconhece-se ainda a dimensão do incêndio.

No total estão 26 operacionais envolvidos.

(em atualização)

Continuar a ler

Populares