Braga
Observatório Astronómico revela imagens incríveis do meteorito a rasgar os céus de Braga
Astronomia
Já há imagens do meteorito que se desintegrou na atmosfera na noite desta terça-feira, por cima da região do Minho. O Observatório Astronómico de Braga revelou um vídeo onde é possível observar o objeto a cair numa trajetória vertical quando ocorre uma explosão luminosa.
Como O MINHO noticiou, um corpo celeste rasgou os céus do Minho na noite desta terça-feira, sendo testemunhado por várias pessoas.
O momento foi destacado pela publicação dedicada à meteorologia, Meteo-Trás-os-Montes, recolhendo relatos de várias pessoas que testemunharam o fenómeno espacial.
O investigador principal do projeto SMART, José María Madiedo, explicou à Agência Lusa que o evento ocorreu pelas 22:08 em Espanha (21:08 em Lisboa).
De acordo com testemunhas na Galiza, a bola de fogo foi avistada durante três segundos, com cor verde intensa e fragmentou-se, adiantou também.
José María Madiedo referiu que a trajetória e a velocidade ainda não foram calculadas e que esperava por dados de outros observatórios.
A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre resulta naquele fenómeno.
A rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma velocidade enorme, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo.
“Pelo comportamento da rocha, o mais provável é que esta procedeu de um asteroide e não de um cometa”, destacou ainda à Lusa.
De acordo as primeiras informações, ainda sem confirmação, a rocha terá sobrevoado o norte de Portugal ou talvez o Atlântico junto à costa de Portugal e Galiza, frisou.
Os detetores do projeto SMART operam no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.
-
GuimarãesHá 1 dia
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões
-
BragaHá 1 dia
Quatro empresas do distrito de Braga já aplicam a semana de quatro dias
-
RegiãoHá 1 dia
Fraude de 2,5 milhões começou em Viana e chegou a Esposende e Barcelos. Vai ser julgada em Braga
-
RegiãoHá 7 horas
‘Bomba’ da Galp em Braga começava nos 80 cêntimos e a do Intermarché Guimarães não reduzia imposto