Obra na EN101 em Valença evita desperdício de 70 mil metros cúbicos de água por ano

Remodelação da rede de abastecimento
Foto: DR / Arquivo

A Águas do Alto Minho anunciou hoje a conclusão da remodelação da rede de abastecimento de água na Estrada Nacional (EN) 101, em Valença, que “evitará um desperdício anual de 70 mil metros cúbicos de água”, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo adiantou que a empreitada, agora concluída, e orçada em 630.627,80 euros, foi iniciada em fevereiro.

“Conjugando este investimento de renovação de redes com os investimentos de criação de zonas de monitorização e controlo, no âmbito dos quais foram instalados caudalímetros e válvulas de controlo de pressão, é possível concluir que estas obras evitarão o desperdício anual de 70 mil metros cúbicos, ou seja, 70 milhões de litros de água, no troço de rede de abastecimento de água ao longo da EN 101 no município de Valença”, reforça a empresa.

Segundo a Águas do Alto Minho (AdAM), a intervenção, “com um prazo de execução de 180 dias, contemplou a renovação de aproximadamente 11 quilómetros de redes de abastecimento de água, beneficiando a totalidade da população do município de Valença”.

“Estas remodelações decorreram de estudos em parceria com o município de Valença, através dos quais foi efetuado o diagnóstico da rede de abastecimento de água existente, nomeadamente, a nível do seu estado funcional”, sustentou a empresa.

A AdAM acrescentou que “foram definidas as soluções técnicas a executar de modo a se obterem os níveis de segurança, qualidade e quantidade no abastecimento de água à população abrangida”.

O “investimento foi cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, no âmbito de uma operação que totaliza cerca de 14 milhões de euros para melhoria da eficiência hídrica nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira”.

A AdAM iniciou a atividade operacional em janeiro de 2020 e gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – decidiram não aderir à parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, “fornece mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, recolhe e trata mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x