Arquivo

Obra de empresa de Famalicão no Mercado do Bolhão candidata a prémios europeus e nacionais

Obra de empresa de famalicão no mercado do bolhão candidata a prémios europeus e nacionais
Foto: Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves

O restauro e modernização do Mercado do Bolhão, no Porto, é um dos candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana anunciou a Câmara do Porto, promotora da obra levada a cabo pela empresa de Famalicão ACA (Alberto Couto Alves) em conjunto com a empresa Lúcios, através de projeto elaborado pelo ateliê do arquiteto Nuno Valentim.

Mercado do bolhão é candidato ao prémio nacional de reabilitação urbana
Obra do Mercado do Bolhão é candidata ao PNRU. Foto: DR

Intervenção ansiada desde há décadas na cidade considerada a capital do Norte, só em 2015 é que saiu da gaveta, foi consignada em 2018 e concluída em 2022.

Segundo a Câmara do Porto, a intervenção visou a recuperação e atualização do edifício do Mercado do Bolhão e manteve a traça original do espaço, privilegiando soluções tecnológicas.

O edifício foi dotado de coberturas no piso inferior, acesso direto ao metro e cave técnica com acesso para cargas e descargas a partir da rua Alexandre Braga.

A empreitada teve apoio financeiro público nacional/regional no montante de 13.453.913,62 euros e de fundos comunitários FEDER no montante de 14.897.496,73 euros, num investimento elegível aprovado de 26.426.215,74 euros.

Nomeado para prémio mundial

A Câmara deu também conta que esta obra concorre na categoria “Built Heritage” para o prestigiado prémio “European Award for Architectural Heritage Intervention“, ao lado de outros 15 projetos, de países como Espanha, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Áustria.

Os vencedores do evento, organizado em parceria com a Associação de Arquitetos da Catalunha, serão conhecidos a 01 de junho, em Barcelona.

A autarquia lembra que o projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão já foi reconhecido noutras ocasiões, a mais recente no Salão Imobiliário de Portugal, mas também os Prémios Construir 2022.

Atualmente, encontra-se também nomeado ao Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2023 e ao EUPrize (AADIPA), ambos em Barcelona.

Vencedores do PNRU conhecidos em 30 de maio

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, uma iniciativa da revista Vida Imobiliária e do jornal dedicado à construção Promevi apoiado pelo Governo português, “visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências”. Os vencedores são anunciados a 30 de maio.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mulher parte perna durante caminhada no gerês

Mulher parte perna durante caminhada no Gerês

Próximo Artigo
Christian merli vence rampa da falperra 2023

Christian Merli vence Rampa da Falperra 2023

Artigos Relacionados