O Volkswagen Polo conduzido pelo português José Realista tornou-se no TDI mais rápido da Europa, de acordo com a Liga FWD, um campeonato europeu de ‘drag racing’ dedicado a carros com tração às rodas da frente.
O carro do português tornou-se também, nesta competição, o primeiro carro a diesel a chegar à marca dos 8 segundos na aceleração.
A última prova, que se disputou no circuito de ‘drag racing’ de Santa Pod, no Reino Unido, foi muito feliz para o português, que reside na área de Lisboa.
Na classificação geral, José Realista ocupa agora o 17.º lugar, sendo, conforme mencionado, o piloto do primeiro carro a diesel da tabela.
Apesar de ser relativamente desconhecido em Portugal, este tipo de desporto automóvel atrai muitos simpatizantes um pouco por toda a Europa, existindo pistas dedicadas à modalidade, mas não em Portugal.
O ‘drag racing’ consiste numa prova, geralmente disputada entre dois veículos em simultâneo, lado a lado, para perceber qual o mais rápido a chegar à meta, num curto espaço de tempo (quase nunca mais de meio quiómetro).