Declarações após o jogo Moreirense – Benfica (1-1), da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães:
– César Peixoto (treinador do Moreirense): “O empate sabe-nos a pouco. O Benfica teve mais domínio, como é natural, mas estivemos bem organizados, a aproveitar os espaços que queríamos aproveitar. Na primeira parte, saímos algumas vezes para o contra-ataque e poderíamos ter tido melhores tomadas de decisão.
Na segunda parte, o Benfica entra mais forte e empurra-nos para trás. Aguentámos o primeiro embate e voltámos a crescer. Chegámos ao golo. Na parte final, aquele penálti ‘cai do céu’. O penálti e a falta do golo anulado na primeira parte não me parecem bem assinalados, mas quem percebe de arbitragem tem de analisar.
O resultado é injusto pelo esforço dos meus jogadores. Estou muito orgulhoso pelo que fizeram. O Benfica tem muita qualidade individual. Soubemos sofrer e, no momento certo, sair em algumas transições. Antes do jogo, um empate seria bom. Com o desenrolar do jogo, as oportunidades foram divididas, apesar de o Benfica ter mais bola.
Temos um plantel equilibrado, com dois jogadores em cada posição. Há muita competição interna, e isso ajuda a equipa a ser competitiva e a enfrentar as adversidades. A equipa teve muito equilíbrio emocional face às circunstâncias do jogo.
Iniciámos o campeonato bem. Tenho pena de não conseguir mais dois pontos [hoje]. Eram merecidos. Estamos no caminho certo, mas sabemos as dificuldades que vamos ter. Queríamos ter bola e dominar, mas, contra os ‘grandes’, é mais difícil. Os meus jogadores cumprem os planos de jogo e são muito abnegados. Estou satisfeito, mas, como treinador, quero sempre mais. Na semana passada, não éramos os mais fracos por termos perdido com o Braga. Nesta semana, não somos os melhores por termos empatado com o Benfica.
O Castro estava convocado e saiu [para jogar no FC Porto B]. Foi um excelente profissional, de caráter, sempre a 100%. Desejámos-lhe a maior felicidade. Temos apenas o Frimpong como lateral esquerdo. Essa vaga tem de ser preenchida. De resto, estou muito satisfeito com o plantel. Quero que o ‘mercado’ de transferências feche. Deveria fechar antes do início do campeonato. Trabalhamos uma pré-época e fazemos quatro jogos de campeonato, estando sujeitos a perder jogadores nucleares. É sempre uma ‘tormenta’ este ‘mercado’ ser tão prolongado”.
– Roger Schmidt (treinador do Benfica): “Dominámos o jogo em grande parte do tempo. Tivemos alguns problemas com os contra-ataques do Moreirense, com perdas de bola escusadas. Tivemos muita posse de bola em redor da área, mas temos de ter mais calma e capacidade para marcar em determinados momentos. Nestes jogos, é difícil marcar golos, mas temos qualidade para isso. Num dos poucos remates que o Moreirense teve na segunda parte, marcou. Ainda fizemos o empate no final, mas é um resultado desapontante para nós.
Este início de época não está a ser assim tão fácil. Não estamos dentro das expetativas. O início de época não está a ser fácil. Hoje jogámos o suficiente para ganhar este jogo. Julgo que podemos subir de rendimento, mas já foi boa. Vi muitas coisas boas em campo. Criámos oportunidades suficientes para vencer. Os jogadores mostraram atitude, vontade, motivação, mas falhámos ocasiões. São fases que acontecem no futebol. Temos qualidade para ‘inverter’ este ciclo.
Os adeptos apoiaram muito a equipa desde o início. Quando não se ganha, ficam desapontados. Mesmo quando fomos campeões, quando perdíamos jogos, acontecia a contestação. Isto é o Benfica. Aceitamos. Temos de ganhar jogos. É a única forma de deixar os adeptos contentes e criar uma boa atmosfera em redor da equipa. Também não estou contente por perder pontos hoje e no primeiro jogo [com o Famalicão].
Penso que não é uma questão técnica ou tática [o principal problema do Benfica]. Vamos trabalhar alguns aspetos no ataque. Temos algumas questões a resolver. Estaremos melhores quando tivermos todos os jogadores para trabalhar. Muitos chegaram mais tarde das seleções. Temos de olhar em frente e de trabalhar para melhorar”.