Seguir o O MINHO

Braga

O que o turista não vê em Braga com menção honrosa nos “Novos Talentos Fnac”

“Braga European be(a)st destination”

em

Foto: Nuno Braumann

O projeto “Braga European be(a)st destination”, de Nuno Braumann, venceu uma menção honrosa na área da fotografia nos prémios Novos Talentos Fnac, hoje divulgados.

O projeto consiste em vários retratos que mostram as “sérias transformações” e até “alguma destruição” pela qual a cidade tem passado nos últimos “seis a sete anos”, que não são vistas pelos turistas e que “afetaram” a perceção do autor, residente na Suécia desde 2014.

O autor considera que ao longo destes últimos anos “a cidade de Braga passou por sérias transformações que afetaram a perceção” pessoal. “As modificações físicas e a destruição de algumas partes da cidade afetam as minhas memórias e a afeição que tenho por esses mesmos locais”, descreve Nunno Braumann, na página onde divulga o projeto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nuno Braumann (@nunobraumann)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nuno Braumann (@nunobraumann)

“O facto de viver agora num país mais organizado, permite-me observar alguns aspectos bizarros sobre a minha cidade natal que eu teria considerado como normais anteriormente”, acrescenta.

As fotografias foram recolhidas entre outubro de 2018 e março de 2019, enquanto cá esteve a preparar uma exposição. “Nos tempos livres, e inspirado pelo livro “Walkscapes”, de Francesco Careri, decidi explicar e crer este projeto acerca de uma cidade e as suas complexidades e peculiaridades”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nuno Braumann (@nunobraumann)

Nuno quis mostrar a “parte não turística” de Braga, para registar “a tensão entre o antigo e o novo, explorar locais comuns e as surrealidades que podem de lá ser extraídas”. Explica também que houve uma mistura com a sensação que sentia ao caminhar numa cidade onde “a paisagem reforça a utilização do automóvel”.

“Braga é a cidade onde a Igreja Católica e as construtoras têm muito poder e influência”, e isso “é visível” na cidade, descreve.

Os Novos Talentos Fnac distinguem anualmente novos valores nas áreas do cinema, escrita, música, fotografia, ilustração e videojogos, atribuindo, em cada categoria, um prémio e duas menções honrosas.

EM FOCO

Populares