O Parque de Campismo de Braga está na moda. Quem o diz: são os números

Parque de Campismo de Braga com aumento significativo de dormidas e receitas

O Parque Municipal de Campismo e Caravanismo de Braga, Camping Braga, está na moda. Senão vejamos: em 2015 o Camping Braga aumentou, em 2015, o número de dormidas em 32%, chegando perto das 12 mil dormidas, e as receitas em 80%, no valor total de perto de 60 mil euros, por via da subida dos visitantes e da atualização das taxas introduzidas a meio do ano, informou, esta quinta-feira, o município.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante uma visita realizada ao local, referiu que o Parque de Campismo é uma “valência fundamental do ponto de vista da diversificação da oferta de acomodação turística na cidade”.

“É importante captar públicos que tenham esta preferência e, ao longo destes dois anos, temos efetuado esforços no sentido de dotar este espaço de condições para acomodar melhor os visitantes”, afirmou, realçando que a oferta pode ainda ser enriquecida com outras soluções, como é o caso do projeto para os bungalows e para a integração do Parque em redes de promoção nacionais e internacionais que valorizem o espaço.

Por seu turno Altino Bessa, vereador do Ambiente, salientou que os resultados da aposta na requalificação do Parque de Campismo têm sido assinaláveis.

“O objetivo é que o Parque seja sustentável do ponto de vista financeiro. Agora o espaço está aberto todo o ano, tornando-se mais uma funcionalidade ao dispor dos turistas e que atrai muitos visitantes à cidade”, disse, adiantando que no futuro o município pretende encontrar um parceiro para o projeto dos bungalows com quem possa realizar uma parceria estratégica: “É uma oferta que gostaríamos de ter e que é valorizada pelos visitantes”.

Ao longo deste tempo foram efetuadas várias intervenções de melhoria no Parque, nomeadamente a reabilitação da recepção e reformulação do espaço mobiliário, numa nova disposição de acolhimento aos campistas, a requalificação do bloco sanitário 1 e a criação de unidade WC para mobilidade reduzida, a pintura do bloco sanitário 2, a ampliação dos alvéolos para caravanas/autocaravanas em 50%, passando de 30 para 45, a introdução de um gradeamento anti-intrusão na confluência do portão de acesso ao Estádio 1º de Maio, a construção de duas churrasqueiras e colocação de quatro mesas de madeira de pic-nic, a instalação de um sistema de proteção contra incêndios, a instalação do WI-FI gratuito, em toda a área do Parque e Piscina da Ponte, a contratualização de serviços de segurança, através de vídeo vigilância e intrusão e a limpeza florestal da área envolvente contigua ao Parque de Exposições, entre outros pequenos melhoramentos.

Também os serviços administrativos foram modernizados, com a introdução de um novo regulamento interno, o apetrechamento dos serviços com novo material de informática, ficando deste modo on-line com os serviços camarários através da gestão documental, internet e polo, a reformulação da tabela de taxas, com a intenção de abordagens diferenciadas para utilizadores do Parque, e a implementação de novas metodologias de estudo, na análise e diagnóstico dos dados dos utilizadores na procura de disponibilizar uma melhor oferta.

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