Joanna Pereira, com raízes familiares no Minho, foi distinguida como a melhor aluna do ensino técnico no Luxemburgo.
A jovem, cujo pai nasceu em Celorico de Basto e a mãe no Luxemburgo (filha de amarenses), sempre sentiu muito orgulho das suas origens minhotas, apesar de ter enfrentado preconceito por parte de alguns colegas devido ao seu apelido.
De acordo com o jornal Contacto, dedicado à comunidade portuguesa no centro da Europa, Joanna terminou o ano letivo com uma média de 56 valores em 60, e recebeu a notícia do diretor do Lycée du Nord no início de julho, ficando surpreendida e emocionada com a distinção.
Com planos para estudar Economia na Universidade Livre de Bruxelas, pretende depois regressar ao Luxemburgo para ser professora no ensino secundário.
Porém, para já, Joanna, que fala português fluentemente, está ansiosa por vir de férias a Portugal, como faz todos os anos, para visitar a família em Celorico de Basto e desfrutar das belezas do país.
No entanto, a estudante admite que irá sentir saudades dos pais quando se mudar para Bruxelas, mas está determinada a focar-se nos estudos para alcançar as melhores notas no seu curso superior.