O MINHO ultrapassou, pela primeira vez na sua curta história, a barreira do meio milhão de leitores ativos, num mês. Foi em novembro, conforme mostram os dados do Google Analytics, ferramenta padrão utilizada para contabilizar e monitorizar o tráfego na Internet.
Neste mês, a publicação contabilizou cerca de 28 mil leitores diários e mais de 200 mil semanais.
Líder de audiências, o jornal digital lançado a 21 de maio de 2015, ultrapassou, também, os 85 mil seguidores no Facebook, onde gere uma das maiores páginas da imprensa regional em Portugal. Desde a sua criação, é o jornal mais lido na região, com uma circulação média de 300 mil leitores mensais.
A redação do jornal, propriedade da empresa PDG5 Media, mudou-se, também em novembro, para o Altice FORUM Braga.
Criado sob o lema “Porque o Minho já merecia um jornal assim”, a publicação não dispõe de qualquer edição em papel.
O MINHO vive, exclusivamente, de receitas de publicidade. Recentemente, lançou um programa de “Apoiantes” semelhante ao implementado no jornal inglês “The Guardian”, onde, a partir de um euro, os leitores podem contribuir com um patrocínio. Nos primeiros dois meses, cerca de cem leitores já aderiram.
De acordo com o seu estatuto editorial, a publicação registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), pretende tirar o máximo partido das potencialidades oferecidas pela Internet, de forma a aproximar, entre si, os 24 concelhos que formam o Minho, e a promover a região no resto do país, afirmando os seus agentes no panorama nacional.
Depois de ter criado uma secção de Desporto própria, em desporto.ominho.pt, e publicado o primeiro artigo em espanhol, a equipa do jornal está a trabalhar no lançamento de O MINHO GO, suplemento digital de divulgação cultural e de lifestyle, que irá apresentar reportagens e listas de locais de interesse, e que deverá ser lançado nas próximas semanas.
Em 2019, ano em que serão divulgadas outras novidades, O MINHO pretende alcançar um média mensal de um milhão de leitores ativos.