O jornal O MINHO voltou a terminar o ano entre os 10 órgãos de comunicação portugueses mais partilhados nas redes sociais do país, um feito que, até hoje, só tinha sido alcançado por jornais de âmbito regional em 2020. E, aí, também o foi por O MINHO.
De acordo com o portal StoryBoard, que analisa, arquiva e divulga as notícias e os portais de internet mais partilhados do país, o jornal minhoto subiu uma posição na tabela entre 2020 e 2021, terminando este ano que findou em nono. A contagem abrange todo o engajamento (comentários, reações e partilhas) alcançado nas redes socais Facebook, Twitter e Pinterest: as mais conotadas com partilha de notícias.
Esta distinção valoriza a ‘maratona’ dos diferentes ‘sites’ de orgãos de comunicação social, jornais digitais, blogues e portais de informação política e de entretenimento, pois o resultado final depende das partilhas ao longo de todo o ano, e não num período específico mais reduzido, como uma semana ou um mês.
Em maio, Marco Araújo, administrador da PDG5 Media, proprietária do jornal O MINHO, falou à RTP sobre “o segredo” do jornal, que conta com mais de 150 mil “gostos” no Facebook, 3.200 seguidores no Twitter e mais de 4.000 no Instagram.
Segundo a StoryBoard, O MINHO terminou 2021 com um‘engajamento’ de 7,6 milhões de partilhas, comentários e reações nas redes sociais, a nona melhor marca no país. Em 2020, o nosso jornal tinha atingido o décimo lugar. Em 2019 terminou em 24.º.
Voltando a este ano de 2021, um pouco abaixo, em décimo-primeiro, ficou o portal Notícias ao Minuto, que em 2020 ocupou o sétimo posto desta tabela, contabilizando este ano uma média de 7,3. Já no décimo lugar ficou o jornal O JOGO, com 7,5 milhões.
A liderar esta tabela ficou a SIC Notícias, pelo terceiro ano consecutivo, com 24,5 milhões em termos de engajamento. De seguida ficou o Jornal de Notícias, com 14,3. Seguem-se na tabela Observador (13,8M), Record (13,2M), Correio da Manhã (12,7M), Público (12,4M), TVI24 (10,5M) e Expresso (8,1M).
Portuguese news sites that created the most engagement in social media in 2021 are: @sicnoticias @JornalNoticias @observadorpt @record_portugal @cmjornal @publico @tvi24ultimas @expresso @ominhopt @ojogo @noticiaaominuto pic.twitter.com/Nf67NCLAJr
— StoryBoard.news (@StoryBoard_mx) December 31, 2021
O jornal O MINHO nasceu em 2015 fruto de uma parceria com um jornal local (Alto Minho) que acabou por não vingar. Após decisão de prosseguir sozinha com a administração do ‘site’, a PDG5 Media foi investindo ao longo dos anos e atingiu a consolidação financeira neste ano de 2020, dando lucro.
Repórteres, jornalistas, editores, fotojornalistas, técnicos de informática, técnicos de marketing e publicidade e outros colaboradores, para além das fontes e, claro, das centenas de milhares de leitores que nos seguem, ajudam a construir aquele que já é o maior jornal regional do país a nível de leitores e de interação nas redes sociais.