O MINHO é o 8.º órgão de comunicação mais partilhado no país. E o regional mais lido no Norte

O jornal O MINHO voltou a terminar o ano entre os 10 órgãos de comunicação portugueses mais partilhados nas redes sociais do país, um feito que consegue pelo quarto ano consecutivo, mantendo-se como o único jornal de âmbito regional no país a integrar o ‘top-ten’ da tabela.

De acordo com o portal StoryBoard, que analisa, arquiva e divulga as notícias e os portais de internet mais partilhados do país, o jornal minhoto subiu duas posições em relação a 2022 e conseguiu a melhor classificação de sempre, terminando este ano em oitavo lugar.

A contagem abrange todo o engajamento (comentários, reações e partilhas) alcançado nas redes socais Facebook, Twitter e Pinterest: as mais conotadas com partilha de notícias.

Esta distinção valoriza a ‘maratona’ dos diferentes ‘sites’ de orgãos de comunicação social, jornais digitais, blogues e portais de informação política e de entretenimento, pois o resultado final depende das partilhas ao longo de todo o ano, e não num período específico mais reduzido, como uma semana ou um mês.

Segundo a StoryBoard, O MINHO terminou 2023 com um ‘engajamento’ de 4,7 milhões de partilhas, comentários e reações nas redes sociais, a oitava melhor marca no país. Em 2020 e em 2022, o nosso jornal tinha atingido o décimo lugar. Em 2021 terminou em nono.

A liderar esta tabela ficou o Record, com 13,9 milhões (M) em termos de engajamento. De seguida ficou a SIC Notícias, com 7,7M. Seguem-se na tabela Correio da Manhã (6,2M), MaisFutebol (6,2M), Público (5,6M) e Observador (4,9M).

Em sétimo ficou o Expresso (4,7M), praticamente com o mesmo número de O MINHO.

Em termos de leituras, e no âmbito de jornais regionais, O MINHO mantém-se o mais lido, terminando o ano com uma média de cerca de 3 milhões de artigos lidos por mês.

Esmagador no Minho e no Norte

Em termos percentuais, e comparando com os restantes principais órgãos de comunicação da região do Minho, o jornal O MINHO detém cerca de 84% de toda a audiência, seguido pela BragaTV, com 7%.

E se alargarmos o âmbito a toda a região Norte, O MINHO chega ao final de 2023 com quase o triplo dos leitores do PortoCanal, o segundo órgão de comunicação de âmbito regional mais lido no Norte, depois de O MINHO. Note-se que apesar de estar sediado no Porto, o Jornal de Notícias, que tem mais acessos ao seu site do que O MINHO, está classificado como um jornal nacional.

Audiência dos 4 órgãos do Minho mais lidos na internet

Nascido em 2015

O jornal O MINHO nasceu em 2015 fruto de uma parceria com um jornal local (Alto Minho) que acabou por não vingar. Após decisão de prosseguir sozinha com a administração do ‘site’, a PDG5 Media foi investindo ao longo dos anos e atingiu a consolidação financeira em 2020.

Repórteres, jornalistas, editores, fotojornalistas, técnicos de informática, técnicos de marketing e publicidade e outros colaboradores, para além das fontes e, claro, das centenas de milhares de leitores que nos seguem, ajudam a construir aquele que já é desde há quatro anos o maior jornal regional do país a nível de leitores e de interação nas redes sociais.

 
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