“Ó Mãe, vou emigrar” juntou na UMinho alunos de várias gerações e cursos

O workshop “Ó Mãe, vou emigrar”, realizado no final da última semana, juntou no auditório da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) dezenas de antigos e atuais estudantes que pretendiam saber mais sobre o Reino Unido.

Promovido pelo Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM) e pela aluna de doutoramento em Ciências da Comunicação da mesma universidade, Paula Marcelino, o workshop pretendeu munir os participantes de ferramentas que poderão ser úteis caso decidam sair de Portugal para terras de sua majestade.

A responsável pelo departamento de Projetos do GACCUM, Inês Carrola, salienta que “foi importante perceber que existem alunos que já estão a ponderar seriamente emigrar para o Reino Unido”.

Já o presidente do núcleo, Ângelo Cunha, acredita que “estas iniciativas são sempre importantes, tanto para os alunos do nosso curso, como para outras pessoas que pensem partir para o estrangeiro, até porque se tem assistido a um aumento de portugueses a deslocarem-se para o Reino Unido”.

Segundo os dados do Observatório para a Emigração, nos últimos anos o Reino Unido tem sido a primeira escolha dos portugueses que têm emigrado. Estima-se que só em 2014 tenham ido cerca de 30 mil portugueses para o Reino Unido.

Em Little Portugal (Londres) o número de portugueses rondará os 40 mil, sendo o português a segunda língua mais falada nas escolas do concelho de Lambeth.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados