Seguir o O MINHO

Braga

O lugar de Portugal na exploração de lítio deve ir além da extração, diz investigador em Braga

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

em

Foto: DR / Arquivo

O investigador do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia Pedro Ferreira defendeu hoje que o “lugar de Portugal” na exploração de lítio deve “ir além” da extração e passar pelo “ciclo produtivo”, apontando as baterias como a “tecnologia do futuro”.

Em declarações à Lusa, o responsável pelo departamento de Microscopia Eletrónica Avançada, Imagem e Espectroscopia do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que trabalhou com o Prémio Nobel da Química 2019 John Goodenough na Universidade de Austin, Texas, realçou o que a questão das baterias de lítio deve ser abordada de uma “forma interdisciplinar” e que o desafio que se vai colocar será o da sua reciclagem.

Quanto à atribuição do Nobel a Goodenough, o investigador considerou ser uma “declaração clara” da importância que o lítio e as suas potencialidades estão a assumir num contexto de energias renováveis “e não só”.

“Em termos de tecnologia é muito importante, a questão da extração julgo que se deve fazer de forma consciente e terão que se fazer estudos ambientais. Há essa potencialidade do minério, mas sinceramente acho que, como país, não podemos ficar apenas na extração. É importante todo o ciclo produtivo e se calhar a mais-valia até está na transformação desses minerais”, realçou o investigador português.

Segundo Pedro Ferreira, Portugal var ter de ter “competências” para a transformação do minério: “A meu ver é a estratégia que deve ser seguida e já ouvi esforços nesse sentido. Ter o minério é importante, mas não basta só extraí-lo”, salientou.

Quanto às questões levantadas sobre os perigos da extração de lítio, o investigador reforçou que “em termos de tecnologia é muito importante”, mas deve ser feita “de forma consciente e terão que se fazer estudos ambientais”.

“É importante fazer uma avaliação rigorosa do que significa a extração. Há também um efeito psicológico. Tem que ser devidamente estudada e acautelada em termos do que significa para as populações e para o ambiente”, apontou.

Além da extração, em termos ambientais, as baterias de lítio colocam também a questão do que fazer com elas, depois de perderem a capacidade de serem recarregadas: “Um dos aspetos importantes que estão a ser pensados no ciclo produtivo é a reciclagem. Podem ter uma segunda vida “, disse.

“Ainda não de forma muita vincada também porque ainda estamos numa fase muito inicial de extração e do processo produtivo, mas a União Europeia definiu já uma estratégia que engloba universidades, encontros tecnológicos e toda a indústria”.

Pedro Ferreira reforçou que este “tipo de bateria é muito peculiar para um determinado tipo de aplicação, não se faz uma bateria universal, exige essa comunicação com a indústria”.

Sobre o Nobel, o investigador português congratulou-se com a atribuição do prémio da Química ao físico de 97 anos porque reflete a “importância das baterias à base de lítio, que são uma energia alternativa aos combustíveis fôsseis, é uma declaração clara que é importante pensar nestas tecnologias para ultrapassar estes problemas do clima, do ambiente”.

Além disso, a atribuição de um Prémio Nobel da Química a um Físico reflete a “interdisciplinaridade do trabalho” relacionado com a investigação na área.

“O John é um físico a trabalhar em Química com uma abordagem muito especial, porque ele é físico de formação. É uma celebração da interdisciplinaridade, e que é muito importante, nesta altura da quarta revolução industrial, esta postura holística para resolver os problemas”.

Anúncio

Braga

Não consegue fazer chamadas? Rede NOS está com falhas em Braga e Viana

Tecnologia

em

Foto: DR

A rede de telecomunicações da marca NOS está com problemas de serviços a nível nacional, tanto a nível de utilização de dados móveis como de serviços de chamadas de voz, apurou O MINHO junto do portal “down detector“.

De acordo com o portal, que serve para que seja assinalado o mau funcionamento de serviços tecnológicos, perto de 1.000 utilizadores daquela rede já manifestaram ter tido problemas durante a manhã desta segunda-feira com os serviços.

Fonte: down detector

O mesmo portal indica que o distrito de Braga, assim como Lisboa, Porto e Leiria, são os locais onde se tem registado maior número de queixas, havendo já vários comentários a relatar os problemas em questão.

Também no distrito de Viana do Castelo foram registadas falhas nos serviços, apurou O MINHO com vários utilizadores.

Falha no serviço de internet, e impossibilidade de efetuar chamadas são os problemas mais apontados.

A NOS ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Continuar a ler

Braga

Detido em Braga com cerca de 8 mil euros em cocaína fica em prisão preventiva

Crime

em

Foto: Twitter

O homem de 53 anos que foi detido na cidade de Braga por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), na passada sexta-feira, ficou em prisão preventiva enquanto aguarda julgamento, disse a O MINHO fonte judicial.

O juiz considerou que havia a possibilidade do arguido incorrer no mesmo tipo de crime caso ficasse em liberdade, sendo que já estava conotado com o tráfico de estupefacientes antes desta detenção.

Na passada sexta-feira, agentes da esquadra de Braga da PSP, que vigiavam o suspeito, realizaram uma operação policial de forma a abordar o homem, tendo-lhe sido efetuada “uma revista de segurança”.

Os agentes encontraram elevada quantidade de cocaína na sua posse, detendo o suspeito e encaminhando-o para a esquadra, de forma a pesar o produto apreendido.

De acordo com a polícia, o produto dava para 742 doses, no valor de cerca de 7.425 euros, que ficaram sob apreensão da PSP.

O homem foi esta segunda-feira presente ao Tribunal de Famalicão, tendo-lhe sido decretada a medida de coação de prisão preventiva no estabelecimento prisional de Braga.

Continuar a ler

Braga

Ciclista agredido por conhecido piloto de automóveis no trânsito em Braga

Junto à escola Carlos Amarante

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um ciclista, de 25 anos, queixa-se de ter sido agredido por um automobilista na sequência de uma altercação no trânsito, na Rua de Restauração, em São Víctor, cidade de Braga, esta segunda-feira à noite, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.

O alerta foi dado cerca das 20:00 desta segunda-feira, mobilizando para o local, junto à escola secundária Carlos Amarante, uma ambulância dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Ao que apurámos, o alegado agressor é um conhecido piloto de automóveis de Braga, ícone do automobilismo nacional, com cerca de 30 anos de carreira.

Ao que tudo indica, os dois ter-se-ão desentendido após uma manobra no trânsito, com o automobilista a partir para as agressões.

O ciclista, que terá sofrido ferimentos ligeiros, foi assistido, estabilizado e transportado para o Hospital de Braga pelos bombeiros.

Até ao momento, o ciclista não apresentou queixa nas autoridades, estando ainda no hospital.

Continuar a ler

Populares