Neste Artigo
Já arrancaram, na noite desta quarta-feira, as Feiras Novas de Ponte de Lima, em honra de Nossa Senhora das Dores, que se prolongam até à próxima segunda-feira.
A inauguração das luzes e decorações alusivas à festa foi um dos pontos altos da noite, que contou ainda com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguido da tradicional arruada e inauguração das luzes.
Ontem, como O MINHO noticiou, os D.A.M.A andaram pelas Feiras Novas a gravar um videoclipe para uma nova música.
Ao longo de seis dias, a vila será palco de muita música e animação, mas também de atos solenes, como a procissão em honra da Senhora das Dores.
Pode conferir o programa das festividades abaixo.
Programa
Quarta-feira, 10 de setembro
A festa tem início na quarta-feira, 10 de setembro, às 21:30, com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguido da tradicional arruada e da abertura oficial da iluminação às 22:30, que marca simbolicamente o arranque das celebrações.
Quinta-feira, 11 de setembro
Na quinta-feira, 11 de setembro, pelas 18:00, destaca-se a apresentação do livro “A Emblemática Raça Barrosã”, com conteúdos da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã, edição do Município e da Associação Concelhia das Feiras Novas.
A partir das 21:00, o Largo de Camões recebe concertos das Bandas de Música de Estorãos e Aboim da Nóbrega.
Em simultâneo, o Festival de Gaitas anima a Rua Cardeal Saraiva com grupos de Portugal e da Galiza.
A noite prolonga-se na Expolima com o Music Fest “Viva as Feiras Novas”, das 22:00 às 04:00.
Sexta-feira, 12 de setembro
Na sexta-feira, 12 de setembro, a festa começa cedo com a Salva de Morteiros às 08:00.
A noite é preenchida com Cantares ao Desafio, protagonizados por nomes como Ruizinho de Penacova e Carminha, entre outros, bem como momentos de Fado no Jardim do Paço do Marquês e Tunas no Largo de Camões.
A madrugada pertence novamente ao Music Fest na Expolima, com música das 00:00 às 06:00.
Sábado, 13 de setembro
O sábado, 13 de setembro, é a primeira Feira Franca e “um dos dias mais intensos do cartaz”.
A partir das 08:00, há Zés Pereiras, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, seguidos de concertos pelas bandas de música de Ponte de Lima e Gueifães.
A Expolima acolhe os Concursos Pecuários, que este ano incluem várias raças autóctones, e à tarde, o evento “O Cavalo Garrano nas Feiras Novas”, com concursos e demonstrações equestres.
Às 15:30, arranca o emblemático Cortejo Etnográfico, considerado um autêntico museu vivo das tradições limianas.
A noite é dedicada às Rusgas e Concertinas, ao Music Fest e ao espetáculo de fogo-de-artifício “Noite do Fogo”, às 00:30 no centro histórico.
Domingo, 14 de setembro
O domingo, 14 de setembro, segunda Feira Franca, começa com os sons tradicionais da manhã e as bandas de música da Trofa e da Junqueira às 09:00 no Largo de Camões.
O Cortejo Histórico, às 15:30, tem como tema “E Fez Vila o Lugar de Ponte – 900 Anos de Foral”, um tributo à longa história da vila.
A tradicional Tourada decorre na Expolima às 18:00, e à noite, o Festival Limiano de Folclore enche de cor e música os palcos da vila, a partir das 21:00.
A noite termina com o Fogo do Meio às 00:00 e mais uma madrugada de Music Fest.
Segunda-feira, 15 de setembro
A festa culmina na segunda-feira, 15 de setembro, com a última Feira Franca.
O dia é reservado à componente religiosa, com destaque para a Missa Solene às 10:30, as Vésperes Solenes às 16:00 na Igreja Matriz, e a majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores, às 16:30.
Após a Despedida das Bandas, às 19:00, a última noite de festa será celebrada com um baile no Largo de Camões, ao som do grupo Kalhambeke.
Património Cultural Imaterial
As Feiras Novas de Ponte de Lima foram classificadas como Património Cultural Imaterial em novembro de 2023.
As Feiras Novas, assim designadas desde 1826, ano da autorização oficial por Provisão Régia da Chancelaria de D. Pedro IV estão enquadradas “na categoria das festividades cíclicas, marcadas por um forte pendor religioso e cultural”.
As festas concelhias “vão buscar as suas raízes à devoção a Nossa Senhora das Dores e ao apego à terra e às tradições, apresentando e mantendo um programa eclético que estabelece uma simbiose perfeita entre o ciclo da natureza e o calendário litúrgico”.
A romaria é organizada pela Associação Concelhia das Feiras Novas e pela câmara municipal, e atrai, todos os anos milhares de pessoas.