“O ChatGPT consome um copo de água por cada 10 perguntas”, diz professor da UMinho

Durante conferência climática em Guimarães
Paulo Novais. Foto: UMinho / Arquivo

Foi hoje discutido, em Guimarães, o impacto ambiental que sustentabiliza o recurso ao sistema da Inteligência Artificial (IA), com o professor catedrático da Universidade do Minho (UMinho), Paulo Novais, a sublinhar que “o ChatGPT consome um copo de água por cada 10 perguntas”.

Para o professor, “é urgente discutir o papel da tecnologia de IA na atual crise climática”.

Esta foi uma das mensagens partilhadas na 12.ª edição de Vitrus Talks, que decorreu na Universidade das Nações Unidas, em Guimarães, alusiva ao tema sobre o “Impacto da IA na ação ambiental”, com as intervenções de Delfina Soares (Universidade das Nações Unidas), Sérgio Castro Rocha (Vitrus Ambiente), Paulo Novais (Escola de Engenharia da Universidade do Minho), Joaquim Carvalho (Câmara de Guimarães) e Pedro Oliveira (Centro ALGORITMI).

Foto: Vitrus Ambiente

Foi explicado na conferência que “os centros de processamento de dados, para além de consumirem elevadas quantidades de energia, também criam uma grande pressão nos recursos hídricos, devido à necessidade de arrefecer os sistemas e equipamentos”.

Por outro lado, com o recurso da IA, é possível aplicar tecnologias para resolver os desafios ambientais, como lembrou o presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, que falou no “equilíbrio” do uso da Inteligência Artificial, “uma vez que pode ser usada para a criação de redes inteligentes, no desenvolvimento de infraestruturas de baixa emissão de gases poluentes e é importante avaliar a forma de melhor compensar o uso da inteligência artificial”.

A iniciativa Vitrus Talks é “um espaço de debate, inovação e partilha de conhecimento onde são abordados tópicos da atualidade, tendo por base o tema do Ambiente e Sustentabilidade para o desenvolvimento da comunidade e do território, promovido pela empresa municipal Vitrus Ambiente”.

Esta é uma das iniciativas que decorre no âmbito das comemorações do 15º aniversário da empresa municipal de Guimarães. A próxima edição, a realizar em abril, contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados