Nuvem colorida em Paredes de Coura? É um fenómeno raro

Foto: Adelaide Guimarães / Facebook

Foi captada, esta quinta-feira, uma nuvem irisdescente, em Paredes de Coura. Trata-se de um fenómeno ótico raro que coloca uma nuvem com as mesmas cores do arco-íris.

A fotografia foi partilhada nas redes sociais por Adelaide Guimarães, que captou a imagem na a partir da freguesia de Insalde.

José Miguel Viñas, divulgador científico e meteorologista, explica, na sua obra “Conocer la Meteorología – Diccionario Illustrado del Tiempo y el Clima”, que este fenómeno ótico consiste num conjunto de cores que aparecem nas nuvens altas e médias situadas a uma curta distância angular do sol”.

“Deve-se, na maioria dos casos, à difração da luz”, acrescentou, citado pelo portal tempo.pt

A mesma fonte aponta que noutros casos nuvem iridescente é provocada por “refração da luz solar, que ocorre através das gotículas de água e dos cristais de gelo da nuvem”.

“Pode aparecer com as cores misturadas ou formando faixas quase paralelas aos contornos das nuvens, nas quais predominam as cores pastel verde e rosa. A proximidade do disco solar (a fonte de luz) às nuvens com iridescência torna-a difícil de observar. A utilização de óculos com lentes polarizadas permite vê-las com nitidez”, nota o meteorologista.

Como O MINHO noticiou, este fenómeno raro foi fotografado em Vila do Conde, em 2021.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Greve fecha Castelo de Guimarães e Paço dos Duques

Próximo Artigo

"Estamos unidos", diz candidato do Livre

Artigos Relacionados
x