Seguir o O MINHO

Alto Minho

Novo ‘clip’ de Chico da Tina (trapstar do Alto Minho) com 100 mil ‘views’ em 24 horas

Fenómeno musical

em

Um dos maiores fenómenos da música nacional é de Viana do Castelo. Chama-se Chico da Tina (abreviatura de Francisco da Concertina) e, num só dia, o seu novo videoclipe teve mais de 100 mil visualizações no YouTube.

“Resort” foi lançado ontem e esta quinta-feira já tem cerca de 122 mil visualizações, números ‘astronómicos’ que mostram o interesse que o “trapstar do Alto Minho” desperta no panorama musical português.

Chico da Tina estreou-se com o EP “Trapalhadas” em 2019 e no mesmo ano lançou o primeiro longa-duração “Minho Trapstar”.

O músico minhoto ganhou maior visibilidade após ganhar o Prémio de música realizado pelo festival Mimo de Amarante, no ano passado.

Fortemente influenciado pelos sons e vivências do Minho, criou uma combinação inédita entre o trap (subgénero do rap), a concertina e as gírias regionais, unindo a tradição e a modernidade.

“É uma proposta meta-irónica do trap subvertido ao linguajar e costumes do universo minhoto. No entanto, para além desta “colagem” estética entre dois polos que à primeira vista poderiam ser opostos, há um atrevimento lírico que se pretende afirmar pelo desafio ao politicamente correcto e aos limites da linguagem que ultimamente se têm vindo a estreitar”, refere a sua descrição na página do festival Mimo.

Populares