Novo projeto da UMinho leva cuidados de saúde à casa de idosos dependentes

Kindness & Care
Novo projeto da uminho leva cuidados de saúde à casa de idosos dependentes
Sandra Paiva (vice-reitora), Cláudia Augusto, Armando Augusto (promotores da ‘spin-off’) e Clara Silva (TecMinho). Foto: DR

Chama-se Kindness & Care e é a nova ‘spin-off’ (empresa académica) da Universidade do Minho. Parte dos recentes avanços na enfermagem para levar cuidados de saúde diferenciados a casa de pessoas idosas dependentes e dar ainda apoio direto às suas famílias. A equipa multidisciplinar está ao dispor 24 horas por dia e, para já, na região de Braga. Há mais detalhes em kindnesscare.pt.

Em comunicado, a academia minhota adianta que esta é a primeira ‘spin-off’ da Escola Superior de Enfermagem da UMinho (ESE).

O novo projeto visa uma abordagem contínua, integrada e focada no bem-estar físico, emocional e social da pessoa, em aspetos como a reabilitação e gestão da vulnerabilidade, a capacitação de cuidadores e o desenvolvimento de metodologias para a melhoria da qualidade dos cuidados e da tomada de decisão clínica.

O estatuto de ‘spin-off’ foi agora atribuído pela vice-reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva, numa sessão que contou também com os mentores da jovem empresa, Cláudia Augusto e Armando Augusto, e a coordenadora de Empreendedorismo da TecMinho, Clara Silva. O processo teve pareceres positivos prévios dos professores Fernando Petronilho e Manuela Machado, da ESE, e da diretora do Centro de Investigação em Enfermagem, Rafaela Rosário.

No desenvolvimento do projeto, a equipa fundadora participou no Laboratório de Empresas da TecMinho (interface para a inovação e transferência de conhecimento da UMinho), o que permitiu validar o modelo de negócio, apoiar a estruturação da proposta de valor e identificar necessidades do mercado.

A UMinho tem meia centena de ‘spin-offs’ nas mais diversas áreas, nomeadamente das engenharias e ciências.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresas de turismo na natureza criticam lei que as impede de trabalhar 

Empresas de turismo na natureza criticam lei que as impede de trabalhar 

Próximo Artigo
Da pandemia à guerra na ucrânia, exposição em braga retrata os conflitos do mundo atual

Da pandemia à guerra na Ucrânia, exposição em Braga retrata os conflitos do mundo atual

Artigos Relacionados