Novo hospital de Barcelos dá mais “passos decisivos”

Deverá custar 200 milhões
Novo hospital de barcelos dá mais "passos decisivos"
Terrenos do novo Hospital de Barcelos. Foto: CM Barcelos / Arquivo

O concurso público para a elaboração do projeto do novo hospital de Barcelos vai ser lançado ainda este mês, disse hoje o presidente da Câmara à Lusa.

Segundo Mário Constantino Lopes, também será formalizada em breve a aquisição, por quatro milhões de euros, dos 155.850 metros quadrados de terreno em que nascerá o novo hospital.

“São passos decisivos para a construção do hospital e para a concretização de um sonho antigo”, referiu.

O Plano de Pormenor do novo hospital de Barcelos, hoje publicado em Diário da República, entrará em vigor na quarta-feira.

Segundo a publicação, a área disciplinada pelo plano tem cerca de 31 hectares e está distribuída por uma zona praticamente não edificada contígua à malha urbana da zona norte da cidade de Barcelos.

Distribui-se pelas freguesias de Abade de Neiva, Barcelos, Vila Boa e Vila Frescaínha S. Martinho e Vila Frescaínha S. Pedro.

O documento estabelece as normas da transação a efetuar entre o município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho, definindo as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da variante poente e acessos ao novo hospital.

Estabelece ainda as regras e orientações a que devem obedecer a ocupação, o uso e a transformação do solo, bem como todas as obras de edificação, de urbanização, operações de loteamento, trabalho de remodelação de terrenos e outras operações urbanísticas.

Segundo Mário Constantino, o novo hospital, entre edifício e equipamentos, deverá orçar em cerca de 200 milhões de euros.

“Em 2026, a obra deverá estar em condições de avançar”, disse ainda o autarca, sublinhando esperar que o Governo que sair das eleições legislativas de 18 de maio continue empenhado no avanço do processo.

O Governo cessante definiu um plano plurianual de investimentos que contempla 163,3 milhões de euros para a construção do novo hospital de Barcelos.

Em 2025, serão assegurados os projetos de construção.

O novo hospital é uma aspiração antiga de autarcas e populações de Barcelos e Esposende, os dois concelhos servidos pelo hospital.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

Atualmente, o hospital funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Bailarino joaquin cortés vai atuar em guimarães

Bailarino Joaquin Cortés vai atuar em Guimarães

Próximo Artigo
Nininho vaz maia arguido por branqueamento de capitais em processo de tráfico de droga

Nininho Vaz Maia arguido por branqueamento de capitais em processo de tráfico de droga

Artigos Relacionados