O novo comandante da GNR de Viana do Castelo apontou hoje a valorização das relações de cooperação com Espanha hoje como uma das prioridades da sua liderança, sem especificar de que forma o irá fazer.
O coronel Carlos Mateus da Conceição Ferreira, que falava hoje durante a cerimónia de tomada de posse, adiantou também que pretende, entre outros objetivos, “fomentar e potenciar a interação entre Guarda e cidadão, dinamizando os programas especiais de prevenção e policiamento, as parcerias locais e a utilização das redes e tecnologias de informação”.
O reforço do patrulhamento comunitário e de proximidade, e o aumento do controlo das principais fontes de perigo foram também outras das metas que defendeu.
Reconheceu as “limitações e obstáculos” que os militares da GNR “têm de superar”, e disse ter “plena consciência dos obstáculos que irão surgir ao longo do percurso, que parecerão intransponíveis face aos condicionalismos externos, falta de meios”, entre outros.
O coronel Carlos Mateus da Conceição Ferreira, que hoje completa 58 anos de idade, substitui no Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR o tenente-coronel Mesquita Fernandes que, em dezembro passado, tomou posse como novo comandante da GNR do Porto.
O novo comandante, que ingressou na GNR em 1982, sublinhou ter sido no comando de Viana do Castelo, há cerca de 34 anos, que deu “os primeiros passos” enquanto militar e onde vai “terminar a carreira”.