A nova estrutura de apoio para os jovens autistas, da região de Braga, será instalada na Apúlia, Esposende, tratando-se do Centro de Atividades e Capitação para a Inclusão (CACI), revelou hoje a O MINHO o Instituto de Segurança Social (ISS).
“O ISS está interessado em incrementar o número de respostas em CACI e que as mesmas sejam desenvolvidas nas melhores condições para os utentes em ocupação e promovendo os atributos já desenvolvidos”, referiu o Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social (ISS), sobre as necessidades dos jovens autistas e anseios dos seus pais.
“Quanto ao CACI promovido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga o objetivo é que sejam concretizadas melhorias no edificado e que os transportes e horários sejam adaptados aos interesses dos utentes sempre para melhor serviço”, segundo esclareceu em nota oficial o Instituto de Segurança Social (ISS), um dia após um pai, Jorge Castro, ter chegado a iniciar greve de fome em Braga.
“O Centro Distrital de Braga do ISS trabalhará com a APPACDM para concretização destes objetivos”, ainda segundo o organismo governamental.
“O edifício, que é propriedade do ISS na Apúlia, concelho de Esposende, terá no rés-do-chão, um CACI, que o Centro de Cultura e Desporto (CCD) de Braga mostrou interesse em desenvolver”, refere-se na mesma nota.
“Esta estrutura permitirá aumentar, como o CCD admite, poderá ultimar a resposta social num curto espaço de tempo”, de acordo com o mesmo comunicado, após a reunião do pai então em greve de fome no ISS em Braga.
“O ISS assume o interesse e disponibilidade para celebrar um acordo de cooperação com o CCD que enquadre o funcionamento do CACI”, afirma a nota oficial dirigida a todos os pais.
“O Aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) publicado já durante a semana passada, que consagra a oportunidade de financiamento de intervenções em ERPI e CACI, cujas candidaturas terão início na próxima segunda-feira, enquadrará as candidaturas que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e o Centro de Cultura e Desporto (CCD) entendam fazer para apoiar investimentos em melhoria de infraestruturas”, esclarece o Conselho Diretivo do ISS, que surge na sequência das mais recentes movimentações dos pais dos jovens autistas.