Seguir o O MINHO

Braga

Novo caminho para peregrinos na Póvoa de Lanhoso para evitar estradas nacionais

Religião

em

Foto: CM Póvoa de Lanhoso / Divulgação

Está concluída a marcação de um caminho alternativo para os peregrinos que atravessam o concelho da Póvoa de Lanhoso na direção do São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia da Póvoa de Lanhoso refere que são milhares as pessoas que anualmente atravessam as estradas nacionais ou municipais do concelho, sobretudo nesta altura do ano.

“Principalmente pela falta de segurança, sobretudo para quem caminha à noite, a Câmara da Póvoa de Lanhoso encetou contactos com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta com o propósito de obter autorização para utilizar a imagem de marca do caminho de São Bento, aplicada já em concelhos vizinhos, para sinalizar um itinerário alternativo no território povoense”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

Desde então, estudou-se um percurso que contempla estradas secundárias e caminhos rurais, evitando as movimentadas estrada nacional 310 e estrada nacional 103.

Feito esse levantamento, a autarquia já concluiu a marcação do caminho alternativo, que liga Santo Emilião a Serzedelo, numa extensão de aproximadamente 18 quilómetros, com o símbolo de São Bento da Porta Aberta (corvo com o pão no bico) e setas direcionais, tudo em azulejo, estando ainda em fase de conclusão a aplicação de dois painéis informativos que apelam à utilização deste caminho mais seguro e cómodo para os peregrinos.

Populares