Novo arcebispo de Braga toma posse no próximo fim de semana e Marcelo vem à procissão

Religião
Foto: DR

A tomada de posse no dia 12 de fevereiro de José Cordeiro como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, a realizar na Sé de Braga, conta apenas com alguns presentes, sendo uma cerimónia mais reservada, mas seguida da primeira conferência de imprensa do novo prelado.

No dia 13, dia do início do ministério Pastoral de José Cordeiro, estará presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A Arquidiocese anuncia, esta sábado, que, para além do próprio José Cordeiro, estarão presentes o Núncio Apostólico, Ivo Scapolo, o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Braga, Jorge Ortiga (que nesse dia cessa funções), o Bispo Auxiliar de Braga, Nuno Almeida, e ainda o Cabido da Sé de Braga. A cerimónia tem início às 15:45.

Nessa hora, – diz a Arquidiocese em nota no seu site que aqui seguimos – o Deão e todos os Cónegos do Cabido recebem o Arcebispo Eleito à porta da Sé, onde este beijará o Crucifixo e se asperge a si mesmo e aos presentes com água benta.

José Cordeiro será, de seguida, conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento para um momento de adoração. Depois, na Sala Capitular, irá vestir os paramentos em conjunto com os presbíteros concelebrantes, os diáconos e os restantes ministros.

Depois de uma Procissão de Entrada e uma vez feita reverência ao altar, o Arcebispo Eleito de Braga dirige-se para a cátedra. Depois do hino, senta-se e recebe a mitra.

A seguir, o Chanceler apresenta as Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores, lê e escreve a respetiva ata. Depois de uma saudação do Deão do Cabido, as Armas Arquiepiscopais de José Cordeiro serão colocadas na cátedra. Por fim, o Cabido manifesta “obediência e respeito” ao novo Arcebispo.

Início de funções com Procissão

O Domingo, dia 13, é dia de celebrar o Início do Ministério Pastoral de D. José Cordeiro.
Nesse dia a cerimónia segue, após a Procissão de Entrada, o formato normal de uma Missa.

Às 15:30, o novo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas vai descer a Rua D. Gonçalo Pereira a pé e ser recebido de novo pelos Cónegos na galilé da Sé Catedral.

A Procissão de Entrada é feita pela seguinte ordem: Turíbulo, Cruz e velas, Evangeliário, Diáconos, Cónegos, Bispos, D. José Cordeiro.

Após a Oração Pós-Comunhão, há um gesto simbólico do Deão para com o Arcebispo de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados