Nove unidades de investigação do Politécnico de Viana classificadas com “Muito Bom” e “Bom” 

Pela Fundação para a Ciência e Tecnologia
Foto: IPVC / Arquivo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de ver nove Unidades de Investigação próprias, ou em que participa enquanto unidade de gestão, acreditadas e financiadas no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao Quadro Plurianual de Financiamento 2025-2029.

A avaliação, divulgada esta semana, envolveu 336 unidades a nível nacional, das quais 313 foram aprovadas para financiamento, num investimento global de 635 milhões de euros, dos quais 110 milhões provêm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No caso do IPVC, salienta a instituição em comunicado, “o resultado representa não apenas uma validação da qualidade investigação científica desenvolvida na instituição, mas também um marco histórico, com unidades a serem reconhecidas pela primeira vez”.

“Estes resultados confirmam o investimento estratégico da instituição na valorização da ciência aplicada e na criação de ecossistemas de investigação com impacto real no território e nas comunidades. Esta avaliação resulta, não só do trabalho desenvolvido por todos, mas também centra a missão do Politécnico de Viana do Castelo no caminho dos doutoramentos, que serão o passo seguinte”, sublinha o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, citado no comunicado.

“É fundamental reconhecer o trabalho dos investigadores, que sustentam estes resultados e colocam o IPVC entre as instituições com uma presença científica qualificada e crescente no panorama nacional. Do ponto de vista geral, atingimos o que pretendíamos: todas as nossas Unidades de Investigação, e aquelas em que participamos, estão acreditadas e financiadas”, complementa Luís Paulo Rodrigues, pró-presidente para a investigação do IPVC.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados