Nove em cada 10 novos estudantes do IPCA escolheram a instituição como 1.ª opção

Entraram 550 novos alunos
Nove em cada 10 novos estudantes do ipca escolheram a instituição como 1. ª opção
Foto: IPCA / Divulgação

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) “volta a afirmar-se como referência” no ensino superior público em Portugal. Na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), dos 550 novos estudantes, 483 escolheram o IPCA como 1.ª opção – “um sinal claro da confiança e preferência dos candidatos pela instituição”, informou hoje o IPCA.

Com 17 licenciaturas disponíveis, em regime laboral e pós-laboral, a maioria dos cursos preencheram todas as vagas a concurso, reforçando a ligação estratégica do IPCA às necessidades reais do mercado de trabalho e da região, lê-se numa nota enviada hoje a O MINHO.

“A notoriedade da instituição é, mais uma vez, evidenciada pela elevada procura, com um número significativo de estudantes a escolherem o IPCA como primeira opção”, é assinalado.

Para a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, citada no texto, “estes resultados são positivos, apesar do decréscimo do número de candidatos a nível nacional, muito por via do novo modelo de acesso ao ensino superior que deverá ser revisto, contudo a oferta formativa do IPCA mantém-se reconhecida como ensino superior diferenciado, prático e fortemente ligado ao tecido empresarial, daí ser a primeira escolha de um elevado número de Estudantes”.

Relativamente às classificações, destacam-se as licenciaturas de Design Gráfico com 161 valores, assim como Solicitadoria (152), Gestão de Empresas (151,8) e Desporto (151,5). A salientar ainda a nota do último colocado em Engenharia de Sistemas Informáticos (regime pós-laboral) com 189,5 valores, que apesar de ter vagas sobrantes para a segunda fase demonstra a qualidade dos estudantes que procuram o IPCA, nomeadamente no regime pós-laboral.

O IPCA regista algumas vagas para a segunda fase do CNA nas áreas da Gestão, Engenharia e Turismo. Sendo que as restantes áreas preencheram a totalidade das vagas.

A nível nacional, dos 48.718 candidatos à 1.ª fase do CNA, 43.899 estudantes garantiram colocação. Das 55.292 vagas abertas, sobraram 11. 513 vagas para a 2.ª fase, que decorrerá entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro.

Matrículas online com apoio personalizado

As matrículas dos novos estudantes do IPCA realizam-se exclusivamente online, entre 25 e 28 de agosto. Para garantir um processo simples e eficiente, a instituição disponibiliza uma página para o efeito (https://estudar.ipca.pt/matriculas/) bem como o e-mail [email protected], para esclarecer dúvidas e apoiar os candidatos.

Welcome IPCA: acolhimento aos novos estudantes a 15 e 16 de setembro

O início do ano letivo será assinalado com o WelcomeIPCA, nos dias 15 e 16 de setembro, numa organização conjunta com a Associação Académica do IPCA (AAIPCA).

O programa inclui atividades de integração, como a receção com diretores de escola e de curso, dinâmicas de grupo com os novos estudantes com a participação dos diferentes serviços e unidades do IPCA e um piquenique no Campus para uma imersão completa.

A celebração termina no dia seguinte, onde os estudantes vão conhecer a cidade que os acolhe e o curso que escolheram com as atividades: “Liga-te à Tua Nova Cidade” e “À Descoberta do Teu Curso”.

No dia 30 de setembro, haverá, ainda, no Campus, espaço para receber todos os novos estudantes de licenciatura (1º e 2ª fase, assim como estudantes internacionais) e os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

A diversão será garantida, sendo que depois da receção institucional e da recolha do Welcome Kit está programado um Mega Arraial e uma tarde de jogos divertida.

As atividades são replicadas em horário laboral e pós-laboral: https://ipca.pt/welcome-ipca-3/

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Passageiro português "em delírio" tenta invadir cabine do piloto num voo para o porto

Passageiro português "em delírio" tenta invadir cabine do piloto num voo para o Porto

Próximo Artigo
Entraram 2. 700 novos estudantes na universidade do minho. Saiba com que notas

Entraram 2.700 novos estudantes na Universidade do Minho. Saiba com que notas

Artigos Relacionados