A Câmara Municipal de Barcelos pretende avançar com um “conjunto de grandes investimentos” em “obras estruturais para o desenvolvimento do concelho”, tendo para esse efeito aprovado solicitar à Assembleia Municipal a autorização para a contratação de um empréstimo de 25 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia refere que estas verbas destinam-se à construção da Variante Urbana Poente, que servirá o novo Centro Hospitalar de Barcelos, à execução da Variante Urbana Nascente, a partir da rotunda das Andorinhas, e à repavimentação de cerca de 45 quilómetros de estradas municipais.

Do pacote de obras enunciadas, merecem também destaque a construção do Centro Operacional do Município, a construção das Piscinas Municipais em Galegos Santa Maria e em Viatodos, e a elaboração do projeto de uma nova Ponte Urbana sobre o Rio Cávado, anteriormente designada como ponte Calatrava.
O desenho da ponte, feito a pedido do então presidente da Câmara Fernando Reis em 1999, contemplava tabuleiros desnivelados, pistas para bicicletas e jardim como separador. Ligaria o Bairro da Misericórdia a Barcelinhos.
Na proposta levada a reunião do executivo, o presidente da Câmara refere que estes investimentos são o “cumprimento de compromissos eleitorais sufragados pelos barcelenses, dando conta de que essas obras já estão inscritas nas grandes opções do Plano e Orçamento para 2025 e anos seguintes”.
Mário Constantino Lopes defende que “só é possível concretizar este empréstimo de médio e longo prazo” porque, em “devido tempo”, o seu executivo eliminou o “garrote financeiro” da sentença condenatória de 214 milhões de euros, referente ao caso da água, e que “estagnou o concelho durante 12 anos”.
O autarca sublinha que, com estes investimentos aliados aos do PPR e às empreitadas que já finalizaram ou que estão a ficar concluídas (Ecovia, Passadiços, Fecho da Circular Urbana e Novos Caminhos), Barcelos terá “uma década de desenvolvimento nunca visto na história do concelho”.
Lista das obras a financiar por este empréstimo
Variante Urbana do Novo Hospital Barcelos – 4.722.698 euros
Variante Urbana Nascente (Andorinhas – EN306) – 756.000 euros
Recuperação da Rede Viária Municipal – 4.240.000 euros
Projeto da Nova Ponte Urbana – 3.075.000 euros
Piscina Municipal em Galegos de St. ª Maria – 4.452.000 euros
Piscina Municipal em Viatodos – 4.028.000 euros
Centro Operacional de Barcelos – 5.300.000 euros